Geral

Com novos equipamentos em laboratórios centrais, Estados terão autonomia para realizar testes virais

Além do coronavírus, os Lacen tem a capacidade de diagnosticar outras doenças virais como a dengue, a chikungunya e a zika

Foto: Divulgação

Em coletiva realizada em Belém, com representantes do Ministério da Saúde e da Secretária Estadual, nesta quarta-feira (18), foi anunciado a entrega de novos equipamentos para os laboratórios centrais dos estados para que cada estado tenha autonomia a realizar testes virais. Além do coronavírus, os Lacen tem a capacidade de diagnosticar outras doenças virais como a dengue, a chikungunya e a zika.

O paciente diagnosticado como Covid-19 no Pará, teria chegado à Belém no último dia 02 de março, depois de uma viagem ao Rio de Janeiro. Os primeiros sintomas se apresentaram 04 dias depois. O paciente procurou um hospital particular do município para receber atendimento médico e ficou isolado. 

O homem recebeu orientações, passou por atendimento médico e foi encaminhado para casa, onde deve ficar em isolamento domiciliar. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, reforçou que o isolamento é necessário para que o vírus não se espalhe.

Mudanças na plataforma
O Ministério da Saúde informou nesta quarta, 18, que a plataforma que atualiza casos do novo coronavírus no País passa por “modernizações”. De acordo com o Estadão, por isso, a pasta justifica que os números de pessoas com suspeita e morte decorrentes do covid-19 ainda não foram divulgados. O ministério também não informou quando divulgará os dados.

“O Ministério da Saúde informa que a Plataforma IVIS, utilizada para atualização dos casos de coronavírus no país, passa por modernizações técnicas e operacionais. Tão logo esteja concluído este processo, os dados serão atualizados. Informaremos em tempo oportuno”, diz o texto divulgado pela assessoria de imprensa.

Segundo a última atualização feita pela plataforma, que no final da tarde desta terça-feira, 17, havia registro de cerca de 9 mil casos suspeitos, quase 300 casos confirmados e uma morte. Nesta quarta, houve informações de pelo menos outras duas mortes na cidade de São Paulo decorrentes do novo coronavírus. O dado foi divulgado pela operadora Prevent Senior.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.