A pandemia do coronavírus tem deixado a população em alerta e muitas pessoas estão evitando sair de casa. Nos terminais rodoviários do Sistema Transcol, por exemplo, o fluxo de pessoas está reduzido. Na manhã desta terça-feira (17), apenas quem realmente precisava circulava pelo Terminal de Jardim América, em Cariacica.
Uma das pessoas que passou pelo local foi a dona de casa Fabiana Braga. “No terminal, fui ao banheiro e lavei as minhas mãos e as do meu filho. Não temos álcool em gel e fico esperando o ônibus tentando ter o mínimo de contato com objetos”.
E ela não é a única a passar pelo terminal rodoviário, que está tomando cuidados para evitar o coronavírus.
“Procuro manter distância de outras pessoas e estou evitando sair de casa. Estou usando o álcool em gel e lavando bem as mãos”, disse uma passageira que passou pelo local. “Chego em casa e lavo muito bem as mãos com água e sabão, além de usar álcool em gel”, relatou outra.
Os motoristas dos ônibus também estão se preparando para enfrentar a situação e vários estão carregando o álcool em gel para dentro dos coletivos em todas as viagens.
De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), devido à pandemia do coronavírus, a limpeza nos coletivos será reforçada.
“A Secretaria de Estado da Saúde solicitou que intensifiquemos a limpeza, utilizando outros produtos para a higienização. Foi sugerida a utilização de hipoclorito de sódio para limpar balaustres, alças e corrimões de dentro dos coletivos. Todos os mais de 600 ônibus que operam no sistema são limpos diariamente e isso está sendo ampliado com algumas medidas extras”, Anderson Babosa, diretor de Operação da Ceturb.
Ar condicionado
Uma grande preocupação das pessoas que utilizam o transporte público é em relação aos ônibus com ar condicionado. Segundo a Ceturb, esse modelo de coletivo possui exaustores que realizam a troca de ar que está dentro do ônibus pelo que está fora, melhorando assim a qualidade do ambiente.
A recomendação é ficar em casa, mas, se for necessário sair, é preciso ficar atento. “Sugerimos que os passageiros reforcem a atenção e sempre que possível lavem as mãos. Utilizem os mais de 47 banheiros que temos dentro dos terminais. Todos estarão com dispensers com sabonete líquido para que as pessoas possam fazer assepsia das mãos”, disse Anderson Barbosa.
Porém, quem passou pelo Terminal de Jardim América na manhã desta terça-feira (17) não encontrou sabonete líquido nos banheiros para lavar as mãos.
A Ceturb informa que está seguindo a recomendação da Secretaria do Estado da Saúde. A companhia afirma, ainda, que vai disponibilizar o sabão líquido. A expectativa é de que o abastecimento aconteça nos próximos dias.
Com informações de Vitor Moreno, da TV Vitória/ Record TV