A Ronda de Prevenção Escolar (Rope), resultado de reformulação recente nas rondas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, agora terá perfil ainda mais preventivo. Os agentes são instruídos continuamente para o trabalho direto com os alunos e toda a comunidade escolar.
Na próxima quinta-feira (6), os alunos da escola municipal ‘Anísio Ramos’ vão participar de uma atividade especial voltada para segurança pública, que será apresentada pelos agentes da GCM. A apresentação terá início por volta das 7h30, e vai expor detalhes do projeto aos estudantes. A intenção é realizar visitas periódicas nas escolas, além do trabalho diário de abordagens e rondas.
Para o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes, a iniciativa é uma forma de aumentar, cada vez mais, a aproximação entre a escola e as atividades promovidas pelos agentes. “O trabalho da Rope é voltado sobretudo para a segurança dos alunos e funcionários, mas passa também pela conscientização deles, que se transformam em parceiros do projeto. Mostramos nosso sentimento de pertencimento, para que os envolvidos entendam que a escola não pertence ao poder público, mas, sim, a eles próprios”, explica.
Durante a apresentação, serão destacadas noções de disciplina, respeito e união entre os que frequentam o ambiente escolar. Uma das intenções é reforçar a ideia de que todos são responsáveis na construção da preservação do local onde estudam e trabalham.