Com a instabilidade do tempo e a previsão de chuvas para a semana em Cachoeiro de Itapemirim e na região do Caparaó, que impactam na cidade, a Defesa Civil mantém o alerta vermelho no município. Nos distritos e bairros, 674 tiveram que deixar suas casas por causa da enchente no último sábado (25). São 321 pessoas desalojadas e outras 353 desabrigadas.
O órgão orienta que a população não retorne para áreas alagadas até condições seguras e devidas vistorias de residências e vias públicas. Há previsão de chuvas intensas e é importante procurar abrigo em local seguro.
De acordo com a Defesa Civil, a estimativa é que o rio Itapemirim tenha atingido 12 metros acima de seu nível normal, o que provocou inundações nos distritos de Coutinho, Pacotuba, Conduru, São Vicente, e nos bairros: Álvaro Tavares, Arariguaba, Baiminas, Coronel Borges, Independência, Centro, Guandu, Aquidaban, Ilha da Luz, Teixeira Leite, Valão e Rubem Braga.
A Prefeitura do município faz os levantamentos do prejuízo para decretar estado de calamidade pública. Alguns serviços públicos permanecem suspensos como: Procon, Farmácia Popular, Dataci, Secretaria da Fazenda e Centro de Referência da Juventude. Os atendimentos também estão suspensos no Palácio Bernardino Monteiro, sede da Prefeitura, Sala Levino Fanzeres, Teatro Rubem Braga, Casa da Memória e Casa dos Braga, todos afetados pela enchente.
O serviço de transporte coletivo foi retomado nesta segunda-feira (27), mas os usuários devem estar atentos, pois há alteração de itinerário em algumas linhas por causa das interdições de pontes e ruas. As equipes de limpeza da Prefeitura permanecem nas ruas para limpar a lama.