Geral

Vitória bate recorde de calor e algumas cidades do ES registram quase 40ºC

A capital Vitória bateu recorde de calor para 2019 com temperatura máxima de 36,3°C até às 16 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

Foto: Jessica Bonfim Bindaco

O calor aumentou no Espírito Santo e desde o último domingo (3) e se aproximou dos 40°C em alguns locais do estado. A capital, Vitória, bateu o recorde de calor para 2019 com temperatura máxima de 36,3°C até às 16 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 35,4°C , em 14 de janeiro. Em 2018, a maior temperatura em Vitória foi de 36,5°C no dia 29 de janeiro.

Confira as 5 maiores temperaturas registradas até às 16 horas no Espírito Santo, segundo o INMET

Alegre: 39,1°C

Marilândia: 38,3°C

Ecoporanga: 38,2°C

Alfredo Chaves: 37,2°C

Nova Venécia: 37,2°C

Frente fria traz chuva de volta. Entenda!

Foto: Andressa Balbi

Depois de um janeiro extremamente seco, uma frente fria chega ao Espírito Santo  e começa a mudar o tempo. Os capixabas ainda vão sentir muito calor, mas a chegada da frente fria aumenta a nebulosidade e traz pancadas de chuva a partir da tarde para todo o estado.

Todo Espírito Santo está muito quente e o impacto com o ar mais frio que vem com a frente vai facilitar a formação de nuvens carregadas. Por isso, não se pode descartar a possibilidade de algumas fortes pancadas de chuva. 

Semana de chuva
A frente fria continua próxima ao litoral capixaba durante a terça-feira e deixa o tempo mais instável. As áreas de instabilidade aumentam e a chuva se intensifica sobre o Espírito Santo. Pode chover forte.

As áreas de instabilidade persistem durante toda a semana mantendo o estado com muita nebulosidade e condições para chuva pelo menos até a sexta-feira.

Queda da temperatura

Com o aumento da nebulosidade, a volta da chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar, o ar refresca a partir de terça-feira e as temperaturas baixam em todo o Espírito Santo.

* Com informações do ClimaTempo.