A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou, nesta segunda-feira (18), uma visita técnica para verificar as condições de duas pontes no município da Serra: a ponte de Jacaraípe e a Floriano Borges, que liga Nova Almeida ao município de Fundão. As duas construções necessitam de manutenção preventiva.
A visita contou com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), além de vereadores e representantes da comunidade local.
Na primeira visita, ficou constatada a necessidade emergencial de manutenção na ponte de Jacaraípe. “Rachaduras, ferrugem exposta, lateral danificada, vergalhões. A ponte precisa de um projeto sério de manutenção porque com o tempo todos esses problemas tendem a piorar e pode, sim, acabar sendo um risco para quem utiliza todos os dias”, explicou o engenheiro civil Jaime Veiga.
Ponte Floriano Borges
Após a visita a ponte de Jacaraípe, o colegiado seguiu para a ponte Floriano Borges, que liga Nova Almeida ao município de Fundão. No caso dessa estrutura, a intervenção necessária é mais simples e também mais barata, segundo a avaliação. “A ponte Floriano Borges necessita de poucos reparos. Na verdade, é uma manutenção preventiva para que a estrutura não vá se deteriorando com o tempo”, explicou a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho.
O deputado estadual Alexandre Xambinho acrescentou que existem materiais que precisam ser retirados do local. “Temos restos de obras no local que atrapalham a navegação. É uma coisa relativamente simples”, opinou o parlamentar.
Política de manutenção
O deputado Marcelo Santos, presidente da Comissão de Infraestrutura, reforçou a necessidade de uma política de manutenção dos equipamentos públicos porque a situação das duas pontes não é isolada.
“A comissão está, juntamente com o Crea-ES e a Abenc, fazendo um trabalho para construir uma política de manutenção. Não adianta fazer uma obra, entregar e não ter orçamento ou prioridade para a manutenção. E o caso dessas pontes se repete em várias outras construções, a exemplo da rodoviária de Vitória, da Segunda Ponte e ainda dos terminais rodoviários, que, inclusive, passam por interdição”, explicou o parlamentar.
O presidente ainda acrescentou que o colegiado vai trabalhar de duas formas a partir da visita técnica. A primeira será dialogar com o governo do Estado a partir do relatório das visitas e a segunda será propor uma legislação sobre o tema. “Nós precisamos ter bem definidos responsabilidade, prazos e forma como esse trabalho de manutenção precisa ser feito. E isso é possível a partir de uma legislação estadual. Uma lei que possa ser cumprida e fiscalizada”, destacou o parlamentar.