Geral

Agendar teste de covid-19 vira desafio para quem precisa no ES

Plataforma do governo do Estado saiu do ar mais uma vez nesta segunda-feira (24) e, quem tentou marcar testes na última semana, também enfrentou dificuldades por conta da alta procura

Por conta da alta procura pelo agendamento de testes de covid-19 no Espírito Santo, a plataforma da Secretaria de Saúde (Sesa) disponibilizada para a marcação de horários registrou instabilidade na manhã desta segunda-feira (24).

Foto: Reprodução

O site não só saiu do ar como também apresenta lentidão para carregar as informações. Esta não é a primeira vez que acontece isso. A instabilidade ocorre justamente no dia em que uma nova unidade de testagem móvel foi anunciada para começar a fazer testes no Parque Moscoso, em Vitória. Para realizar o teste no local, o paciente deveria realizar o agendamento na plataforma.

Foto: Reprodução

Outro local que também passaria a usar a plataforma a partir desta segunda seria a cidade de Viana. Nas unidades do município, antes, a testagem era realizada por livre demanda. Serão disponibilizadas 200 vagas diárias na Policlínica e outras 200 na Unidade de Saúde de Vila Bethânia para realização dos testes. Mas os interessados deverão realizar o agendamento no site do governo.

Para acessar pela primeira vez o agendamento online no site, é necessário criar um login de acesso, uma senha e validar o link encaminhado pelo sistema para o e-mail informado durante a etapa do cadastro dos dados pessoais.

Após esse processo rápido, o agendamento estará liberado. Quem já possui cadastro no Vacina e Confia basta utilizar o mesmo login e a senha.

Sem vagas suficientes 

Com a alta procura, a plataforma do governo também não disponibiliza vagas suficientes para testagem. 

Quem tentou agendar no último domingo (23) se deparou com todos os locais de testagem em Vitória sem horários disponíveis, por exemplo. 

No Aeroporto de Vitória, por exemplo, só encontrava vagas disponíveis para a próxima sexta-feira (28). 

Sem conseguir agendamento, a população tem buscado os testes rápidos oferecidos por livre demanda nos terminais rodoviários de Laranjeiras, de Itaparica e de Jardim América. Mas os pontos estão ficando lotados, com filas enormes e horas de espera.

O Folha Vitória procurou a Sesa e questionou sobre a instabilidade. No entanto, não houve resposta até a publicação desta matéria.

A procura por testes acelerou e especialistas chamam a atenção para a baixa testagem em algumas cidades.

O município mais populoso do Estado, Serra, e a capital, Vitória, por exemplo, são as regiões que menos testam na Grande Vitória, segundo dados divulgados pelo secretário de estado em Saúde, Nésio Fernandes, com base no Sistema de Informação do SUS para a Vigilância em Saúde no Estado do Espírito Santo (eSUS/VS)

Em números absolutos, considerando os testes rápidos, entre os dias primeiro a 20 de janeiro, Cariacica realizou mais de 11.200 testes (11226) e Vila Velha mais de 6700 (6753). Vitória aparece em terceiro, com pouco mais de 5100 (5134) e Serra em último, com pouco mais de 5000 (5041).

Proporcionalmente, considerando a população de cada cidade, Cariacica, mais uma vez, desponta como a que mais testou, com 29 exames a cada 1000 habitantes. Vitória e Vila Velha aparecem com 13 testes e Serra com 9. Os números foram atualizados às 10 horas da manhã de quinta-feira (20).

A baixa testagem de alguns municípios tem levado à sobrecarga em alguns pontos de atendimento do Estado

Somando os números e buscando o percentual de cada um, o governo do Estado foi responsável por 61,3% dos testes em Vitória, 47,6% na Serra, 43,2% em Vila Velha e 21,2% em Cariacica.

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, disse em seu Twitter que, com base no Sistema de Informação do SUS para a Vigilância em Saúde no Estado do Espírito Santo (eSUS/VS), o governo do Estado fez 8.135 testes em Vitória, 6.259 na Serra, 5.333 em Vila Velha e 2.604 em Cariacica.

Somente na última semana que o município de Vitória disponibilizou testes rápidos de covid-19 sem prescrição médica, mas com agendamento online. Os exames podem ser feitos em 13 unidades de saúde e são disponibilizadas 470 testes por dia. Mas o Folha Vitoria também recebeu relatos de dificuldade para fazer o agendamento no site devido a grande demanda. 

Onde fazer os testes

Na Serra são realizados 150 testes de antígeno na Multivix/Serra, no bairro Colina de Laranjeiras. O serviço começou a funcionar na quarta-feira (19) e o atendimento é realizado através de senha, de segunda a quinta, das 9 às 16 horas, e, na sexta, das 9 às 14 horas. Por dia, estarão disponíveis 140 vagas, no gti.serra.es.gov.br/saude. Já o RT-PCR é ofertado no Laboratório Central do município, em Jardim Limoeiro.

A partir de terça (25), a ETEC passa a fazer parte das ações de testagem rápida para o novo coronavírus no município. Na primeira semana, o serviço vai acontecer de terça (25) a sexta (28), das 8 às 16 horas, na própria ETEC, em Portal de Jacaraípe. Diariamente, serão disponibilizados 140 testes.

Para ter acesso ao serviço será exigida a apresentação do comprovante de agendamento, impresso ou digital, do documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS.

Em Vila Velha são realizados 1500 testes por dia, no Ginásio do Tartarugão e nas unidades de saúde. Os testes são realizados com agendamento.

Cariacica também oferta cerca de 1500 vagas por dia nas 30 unidades de saúde do município, sendo que na maior parte a população precisa realizar cadastro prévio.

Neste domingo (23), mais 2.800 vagas para agendamento de testes rápidos para detecção de covid-19. A testagem será feita nesta segunda (24) e nesta terça-feira (25) nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Devido à alta procura por esses exames, a oferta de exames está sendo feita mediante agendamento prévio, que deve ser feito no endereço agendamento.cariacica.es.gov.br. É preciso fazer um cadastro prévio.

Pacientes da rede privada também encontram dificuldades

Na rede privada, hospitais e planos de saúde afirmam que a alta propagação da doença pelo coronavírus — com a variante Ômicron — aliada a falta de insumos para a fabricação dos testes afetam os serviços.

Na semana passada, um padre de Vitória relatou uma verdadeira ‘via crucis’ para conseguir realizar o teste da covid-19 em uma unidade da rede Unimed. Segundo ele, foram mais de seis horas de espera em filas e locais com aglomeração.

Foto: Folha Vitória

A Unimed Vitória informou que observa um aumento contínuo na procura de pessoas com sintomas gripais em seu Pronto Atendimento. A unidade colocou equipes extras e aumentou a área de atendimento para os pacientes. “Todas as medidas estão sendo tomadas para que os impactos dessa procura sejam reduzidos”.

“Recomenda-se que as pessoas procurem o Pronto Atendimento para avaliação médica apenas em casos de febre alta persistente sem alívio por antitérmicos, falta de ar, fraqueza intensa ou sonolência excessiva. Vale reforçar que a população deve continuar respeitando os protocolos de segurança e saúde, como o uso de máscaras e álcool 70, para conter o agravamento das síndromes respiratórias”, finaliza.

A MedSênior disse que oferece diferentes testes para o diagnóstico da Covid-19, porém, diante da falta de testes no mercado, o Hospital MedSênior teve de restringir a testagem, dando prioridade para os pacientes internados e que possuem casos mais graves.

Para os demais casos, os testes estão sendo realizados de forma eletiva, nos laboratórios da rede credenciada, sendo necessário apresentar o pedido médico.

No Hospital MedSênior, os resultados dos testes ficam prontos, em média, com 1h30 (RT-PCR) e em 30 minutos (teste rápido e sorologia).

Neste mês, o hospital tem feito cerca de 180 testes por dia. Mas, com a restrição da testagem, que começou a partir de quarta-feira (19), o número sofrerá redução.

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) realiza testes RT-PCR e o de antígeno. O teste RT-PCR é realizado, prioritariamente, em pacientes internados, em casos graves, com sintomas gripais.

Ao paciente do pronto-socorro, de acordo com definição do protocolo institucional, os testes RT-PCR e/ ou teste rápido de antígeno são feitos em casos graves de sintomas respiratórios.

O Hospital Evangélico segue o protocolo institucional conforme normas vigentes de cada plano de saúde e o teste é realizado mediante solicitação médica. O resultado é apresentado 48 horas após a coleta para RT- PCR dos planos de saúde. Neste mês, o hospital tem realizado cerca de 20 testes RT -PCR por dia.

A Rede Meridional, por sua vez, diz que pelo aumento de casos de síndromes gripais e por conta do desabastecimento de insumos no mercado, teve que suspender temporariamente em suas unidades a realização de testes.

A testagem ocorrerá apenas em pacientes graves e internados. Ressalta, ainda, que “está trabalhando para que o reestabelecimento do serviço ocorra o mais rápido possível, com a normalização da entrega de insumos”.

Nesta semana, com o aumento no número de pacientes com síndromes gripais e o desabastecimento de insumos no mercado, o Vitória Apart Hospital suspendeu a realização de testes de covid-19 para pessoas com quadro considerado leve ou moderado.

Segundo o comunicado divulgado pela diretoria da rede hospitalar, a testagem nas unidades são realizadas exclusivamente para pacientes graves que necessitam de internação, conforme avaliação médica.

Leia também: Veja onde realizar e como agendar testes contra a covid-19 na Grande Vitória