Apesar de vários parques estaduais e municipais estarem fechados devido ao surto de febre amarela, o Parque Paulo César Vinha, em Guarapari, continua sendo uma opção de passeio. O local é monitorado em relação à doença, mas permanece aberto e e funciona todos os dias das 8 às 17 horas.
De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o monitoramento é feito com o objetivo de identificar algum macaco morto ou registro de pessoas com febre amarela na região.
A recomendação do Iema é de que as pessoas se vacinem, indo para o parque ou não. Ainda segundo o instituto, o diferencial do local Parque Paulo César Vinha está nas trilhas que podem ser feitas a pé e também por meio de caiaque.
Além disso, há a visitação da praia e da Lagoa de Caraís, sua principal atração.
Não há custo para participar das atividades, porém é necessária a contratação de condutor ambiental autorizado e credenciado para realização das trilhas de caiaque na lagoa e para orientação de excursões.
Para aproveitar mais os atrativos, como visitação das praias e da lagoa, é recomendável que os visitantes cheguem até as 15h30, pois os visitantes deverão sair do parque às 17h. As atividades são oferecidas durante todo o ano.
Uma dica do Iema para aproveitar o dia no parque é que o visitante leve alimentos, pois o local não possui lanchonete. Entretanto, é importante salientar que não é permitido fazer churrasco.