Geral

Com ventos de até 160 km/h, furacão Lorenzo atinge ilha de Portugal

O Lorenzo é o furacão mais forte registrado até agora no norte e leste da bacia do Atlântico

Foto: Divulgação

Um furacão com rajadas de ventos de até 160 km/h atingiu a ilha de Açores, em Portugal, na madrugada desta quarta-feira (2). De acordo com o governo local, a passagem do furacão Lorenzo deixou até o momento 39 pessoas desabrigadas.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), o Lorenzo é o furacão mais forte registrado até agora no norte e leste da bacia do Atlântico. No sábado(28), antes de atingir a costa de portuguesa, a tempestade atingiu a categoria 5. Quando atingiu o arquélogo de Açores, o Lorenzo foi reclassificado como categoria 3.

Um balanço divulgado nesta manhã, horas após passagem do furacão, pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) confirmou que 39 pessoas ficaram desabrigadas e ao menos 100 casas foram evacuadas.

Ainda de acordo com os Bombeiros, 127 ocorrências foram atendidas durante a madrugadas. Os danos estão sendo contabilizados e em sua maioria diz respeito a casas danificadas, inundações e ruas obstruídas. Não há registro de vítimas.

A previsão é que o Lorenzo se distancie do arquipélago de Portugal e se mova em direção a Irlanda, também na Europa. Nas redes sociais, pessoas registraram a intensidade da passagem do furacão Lorenzo em Açores. 

Veja: