Geral

Combate a mosquito ganha reforço do fumacê em Cachoeiro

Os bairros que serão atendidos são os que têm maior índice de infestação

Combate a mosquito ganha reforço do fumacê em Cachoeiro

A partir desta segunda-feira (18), o fumacê, veículo que foi solicitado ao governo estadual pela prefeitura, começará a circular em Cachoeiro para o combate ao mosquito Culex. Os bairros que receberão a visita são os que possuem o maior índice de infestação.

O município vem acompanhando desde janeiro a liberação do veículo, que chegou na tarde da última sexta (15). Enquanto isso, as equipes se empenharam, também, para aquisição do inseticida adequado para esse modelo do fumacê, material que já está disponível para os agentes, na Unidade de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ), no bairro Aeroporto.

Foi por meio dos dados coletados em campo pelos técnicos do Núcleo de Entomologia e Malacologia (Nemes) que se verificou a presença do gênero Culex em grande quantidade e em vários bairros e distritos do município.

Em contrapartida, o mosquito Aedes aegypti vem sendo combatido através de outras ações pertinentes. O mosquito, que é o transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, se reproduz em qualquer época do ano, no frio ou calor, e em água parada suja ou limpa. Por isso, é importante lembrar sobre os cuidados permanentes para evitar novos criadouros.

Bairros e distritos que receberão o fumacê

Os bairros e distritos apontados pelo Nemes que receberão o fumacê são: Coramara, Aeroporto, Boa vista, Valão, Sambra, Monte Cristo, Caiçara, Zumbi, Alto Eucalipto, Abelardo Machado, Santa Cecília, Novo Parque, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Paraíso, Amarelo, Alto Amarelo, Itaoca, Gironda, Soturno, Córrego Vermelho, Coutinho e Conduru.

“Estamos empenhados durante todo o ano, monitorando a cidade e acompanhando com atenção os casos para ampliação das ações de conscientização da população e combate aos mosquitos”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Culex e Aedes – entenda as diferenças

Popularmente conhecido como pernilongo, o Culex é um mosquito que muitas vezes é confundido pela população com o Aedes aegypti. Mas eles possuem cor, comportamento e forma diferentes.

O Culex tem cor amarronzada e, além de voar alto, incomoda por conta de seu zunido e sai para se alimentar à noite. Já o Aedes tem listras brancas e pretas e hábitos diurnos. Sua picada geralmente é indolor, ele voa abaixo de 1 metro e pica mais os pés e pernas.