Geral

Começa campanha para prevenção de hanseníase e verminoses na Serra

Com o tema “Hanseníase e verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar”, a ação fortalecerá a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase e do tratamento coletivo da verminoses

A campanha será levada para as escolas Foto: Divulgação/Prefeitura

A Campanha Nacional Contra Hanseníase e Verminoses já começou na Serra. Ela será levada a alunos de 125 escolas municipais da cidade. A ação será voltada para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos até o dia 30 de setembro. 

Com o tema “Hanseníase e verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar”, a ação fortalecerá a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase e do tratamento coletivo da geohelmintíase (verminoses).

Pacientes podem buscar tratamento nas 39 unidades de saúde do município.

Tratamento

Durante a campanha, os alunos passarão por uma triagem. Se for identificada alguma lesão sugestiva, o aluno será encaminhado para a unidade de saúde. Caso seja diagnosticado com hanseníase, o tratamento será iniciado imediatamente.

Serão realizadas buscas ativas para identificar os casos de hanseníase por meio do “método do espelho”, que consiste na utilização de formulários de mapeamento de lesões, além de referenciar a rede básica de saúde para confirmação de diagnóstico e tratamento.

Além disso, profissionais de saúde também administrarão medicamentos para reduzir a incidência de verminoses nos estudantes.

As unidades de ensino irão informar aos pais e familiares dos estudantes a data de atendimento. 

Saiba mais sobre as doenças:

Hanseníase – A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A transmissão da hanseníase é feita a partir de um parasita intracelular.

Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença.

Os sintomas da hanseníase incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência na extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, do e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Geohelmintíase – É um doença provocada parasitas, que vivem no interior do corpo.