O Cartão Reconstrução ES, auxílio financeiro de R$ 3 mil concedido pelo governo estadual, começou a ser distribuído na quinta-feira (23) para as famílias de Cachoeiro atingidas pela enchente de janeiro.
Os primeiros cartões foram entregues, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, a 144 beneficiários, pela manhã e à tarde. O benefício, pode ser usado para compra de material de construção para reformas nos imóveis afetados pela inundação, além de eletrodomésticos, móveis e outros bens danificados no desastre.
A abertura do trabalho de entrega dos cartões contou com a presença do prefeito Victor Coelho; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer; e da secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Figueira Grillo.
Para Maria Aparecida Stulzer, participar do início da entrega de um recurso que ajudará as pessoas mais atingidas pela última enchente a se reerguerem é motivo de muita alegria: “Nesta primeira fase, estamos entregando 289 cartões e esperamos entregar uma nova remessa em breve”, disse a secretária.
Cynthia Grillo também agradeceu e parabenizou todos os envolvidos na confecção e entrega do benefício e reforçou a importância do uso responsável dos recursos já que o mundo tem vivido uma situação muito difícil. Para Cynthia é muito bom proporcionar alívio e esperança para essas vítimas da enchente neste momento.
O prefeito Victor Coelho afirmou que esse benefício contribuirá para que muitas pessoas, que tiveram grandes perdas no maior desastre da história de Cachoeiro, recomecem suas vidas. Victor aponta que o ponto relevante é que os recursos incentivem o consumo no comércio da cidade, o que é significativo na atual conjuntura.
Beneficiários comemoram
Antônio Carlos Lacerda de Freitas, morador do bairro Arariguaba, celebrou a conquista. “Com esse auxílio, eu e minha família tentaremos reconstruir nossa vida, pois, na enchente, perdemos, praticamente, tudo e esse é o primeiro passo de uma nova fase”, disse.
“Com certeza, esse dinheiro veio na hora certa, por tudo que estamos passando. Vai ajudar a recuperar muitas coisas que perdemos”, afirmou Carlos Alberto Ribeiro dos Santos, também morador do Arariguaba.
“Foi um início de ano muito complicado, mas, com esse dinheiro, poderemos recomeçar”, completou Rosângela Ferreira Fonseca, moradora do Baiminas.
Mais 145 beneficiários receberão cartões nesta sexta
Mais 145 beneficiários serão atendidos na Ilha da Luz, nesta sexta-feira (24), encerrando a entrega da primeira remessa de cartões recebida pelo município.
Os horários de atendimento serão para as primeiras 70 pessoas: das 9h às 12h e para as outras 75: das 13h às 16h (confira a lista de nomes).
A retirada do cartão é feita apenas pelo titular, que deverá apresentar um documento de identificação com foto.
Prevenção ao coronavírus
Para a entrega dos cartões, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social adotou as medidas preventivas relacionadas ao coronavírus.
Os beneficiários (289, no total) foram divididos em quatro grupos, para que o atendimento pudesse ser feito em dois dias e dois turnos, de forma a evitar aglomerações.
A equipe responsável orienta sobre o distanciamento mínimo entre as pessoas e fornece álcool em gel para higienização das mãos e máscaras aos que não comparecem com o item de proteção.