A partir de segunda-feira (01) e até 31 de dezembro acontece o período de defeso do caranguejo Uçá, em Anchieta, quando fica proibida captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente por caranguejo-uçá.
De acordo com prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o defeso é dividido em duas fases: De 01/10 a 30/11 vale para machos e fêmeas, e de 01 a 31/12 as proibições são relativas às fêmeas.
Nesse período, os crustáceos realizam a troca da carapaça ou casco, e a proteção é necessária para garantir a manutenção das espécies, preservação dos manguezais e de todo estuário responsável pela renovação da fauna marinha.
Vale destacar que a fiscalização será intensa, com rondas (diurnas e noturnas) pela equipe de Fiscalização Ambiental da Semam, da Polícia Militar Ambiental e do Ibama. Além de ações fiscalizatórias, campanhas itinerantes de educação ambiental serão realizadas com o objetivo de sensibilizar e informar à população e aos catadores sobre a importância do defeso para a existência da espécie.
Catadores
De acordo com a Prefeitura de Anchieta, durante o defeso, os catadores de caranguejo têm direito a um seguro da Previdência Social. O benefício é concedido durante o nos meses de proibição, outubro e novembro.
Consumidor
A Semam chama a atenção do consumidor para que também respeite o período, não consumindo e denunciando práticas irregulares através dos telefones: (28) 3536-1867 ou (28) 3536-1355.
* Com informações da Prefeitura de Anchieta