O comércio local deve ser um dos setores da economia mais atingidos pela crise provocada pela pandemia. Na tentativa reverter esse cenário, comerciantes da região de Itapuã, em Vila Velha, criaram uma campanha para incentivar os moradores a consumirem produtos do bairro.
Rodrigo Lima tem, há 20 anos, uma papelaria no bairro. A chegada do novo coronavírus tem deixado o lojista preocupado com o futuro do comércio. Ele precisou se reinventar para chamar a atenção dos clientes da região.
“As nossas despesas eram muito altas antes da pandemia. Se continuasse fechado por muito tempo, não iríamos conseguir abrir de novo. Agora que reabrimos, colocamos novos produtos na loja e estamos fazendo entregas para não perder os clientes”, disse.
O impacto na economia já é sentido por todos. A pandemia pode levar pequenas empresas, principalmente de bairros, à falência. A campanha tenta conscientizar os moradores a consumirem produtos locais, em lojas do bairro.
Desde o dia 21 de março, o funcionamento do comércio na região não é o mesmo. O comércio ficou durante muito tempo fechado, após o decreto de fechamento dos estabelecimentos não essenciais.
A ideia da campanha foi do comerciante Eduardo Santos, que há mais de um ano realiza diversas ações para ajudar os comerciantes do bairro. A campanha começou há uma semana e será divulgada pelas ruas do bairro. Eduardo acredita que é um grande incentivo para que o comércio local consiga superar essa crise.
“A gente entende que todos somos vítimas do vírus, tantos os moradores quanto os lojistas. Essa é maneira que encontramos para ajudar as pessoas. A campanha é feita pelos moradores da região e também por meio da internet”, explica.
Por causa da pandemia, muitos lojistas precisaram reduzir o quadro de funcionários. O presidente da Associação de Moradores de Itapuã, Antônio Soares, acredita que é necessário mobilizar a sociedade e criar uma verdadeira rede de suporte ao comércio local, estimulando a economia da região. “Neste momento de pandemia, onde o comerciante está ameaçado, precisamos valorizar os estabelecimentos locais, chamar a atenção das pessoas”, conta.
*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno.