Geral

Comerciantes solicitam abertura das lojas aos domingos nos shoppings da Grande Vitória

A Associação Brasileira de Shopping Centers alega que a medida serve para evitar aglomeração nos empreendimentos, pois dividiria o número de frequentadores e não concentraria o movimento apenas em alguns dias

Foto: Divulgação

Lojistas e representantes de shoppings da Grande Vitória formalizaram um pedido junto ao Governo do Espírito Santo solicitando a  abertura de todas as lojas do centros comerciais aos domingos, além do funcionamento das operações de alimentação, todos os dias, das 12h às 20h.

Atualmente, os shoppings da região metropolitana estão autorizados a funcionar apenas de segunda a sábado, das 12h às 20 horas. Restaurantes e praças de alimentação, podem funcionar de segunda a domingo, das 12 às 18h. 

O coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), regional Espírito Santo e diretor-geral do Shopping Vitória, afirma que a solicitação enviada, além de colaborar para que os shoppings e suas lojas não continuem privados do regular desempenho de suas atividades, serve como uma forte medida para evitar aglomeração nos empreendimentos. 

“A abertura das lojas divide o fluxo de pessoas em mais dias e horários de operação, principalmente no final de semana, que historicamente concentra maior movimento”, diz.

O presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Vitória (Alosvit), Getúlio de Azevedo, destaca que a medida é importante para a recuperação econômica do setor. “O domingo é um dia que as famílias tradicionalmente se reúnem para sair para almoçar, fazer suas compras nas lojas, então a aplicação do funcionamento ajudaria bastante, principalmente aos lojistas, que estão sofrendo esse impacto nas vendas”, afirma.

Marcelo Rennó, superintendente do Shopping Praia da Costa e representante dos empreendimentos da Sá Cavalcante no Estado, diz que praça de alimentação aberta e lojas fechadas aos domingos representam um incremento no custo do dia, sem a contrapartida das vendas. “A reabertura é vital para a perenidade dos negócios. Precisamos funcionar todos os dias”, argumenta.

Medidas sanitárias

No documento encaminhado ao Governo os lojistas comprometem a seguir as determinações e orientações do governo e dos órgãos de saúde, com vistas a preservar o bem-estar e a segurança de quem frequenta os estabelecimentos. 

O pedido destaca ainda que dos 577 shoppings que foram reabertos no país, 70% deles já contam com permissão de funcionamento todos os dias da semana. 

Por nota, o Governo do Estado informou que a solicitação da associações de Shopping Centers e de lojistas foi recebida e será apreciada na próxima reunião da Sala de Situação, prevista para esta sexta-feira (04).

O governo destacou ainda que, atualmente, o funcionamento de shopping sem restrição de horário está condicionado à classificação do município em Risco Baixo, no Mapa de Gestão de Risco.