O ano de 2020 é bissexto, mas mesmo tendo um dia a mais, o número de feriados em dias úteis aumentou em comparação com o ano passado, o que pode significar prejuízo para alguns setores da economia.
Dos 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana e dez podem ser emendados com sábados e domingos. Isso sem contar os feriados municipais e pontos facultativos.
Para o comércio, esses dias representam um prejuízo de R$ 430 milhões em todo o Estado. Além de o número de vendas diminuir, os empregadores precisam pagar adicionais aos funcionários, caso a loja abra, o que representa mais despesas e menos lucros.
Na indústria, também há prejuízos. Com as fábricas fechadas, cerca de 5% da produção é afetada. A estimativa é que o prejuízo fique em torno dos R$ 150 milhões. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, José Carlos Bergamin, os empresários precisam pensar em formas de diminuir estes prejuízos.
“O impacto é grande. Perde a sociedade como um todo porque cai a produtividade e aumenta o custo. Os empresários vão precisar buscar uma melhor produtividade, uma melhor gestão. É trabalhar de uma maneira organizada, de tal modo que o impacto seja menor em razão dos feriados”, disse.
Por outro lado os feriadões movimentam a economia do setor hoteleiro. Com as datas comemorativas e mais dias de folga os turistas aproveitam para curtir os balneários e a região serrana do estado. A estimativa é de que nos feriadões a taxa de ocupação nos hotéis capixabas aumente em 50%.
Veja a lista de feriados nacionais deste ano:
Carnaval (24 e 25 de fevereiro) – segunda-feira e a terça-feira
Paixão de Cristo (10 de abril) – (sexta-feira)
Tiradentes (21 de abril) – terça-feira
Corpus Christi (11 de junho) – quinta-feira
Dia do Trabalho (1º de maio) – sexta-feira
Independência do Brasil (7 de setembro) – segunda-feira
Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) – quinta-feira
Finados (2 de novembro) – segunda-feira
Natal (25 de dezembro) – sexta-feira
*Com informações da repórter Matheus Brum, da TV Vitória/Record TV