O comércio de Cachoeiro vai fechar mais cedo nesta quinta-feira (13), antecipando o feriado da Semana Santa. A medida ocorre após um acordo, feito em dezembro do ano passado com o Sindicomerciários. As lojas fecham às 14h e reabrem normalmente no sábado (15).
Segundo o presidente do Sindicomérciarios em Cachoeiro, Agnaldo Reis, o horário especial desta quinta-feira é uma compensação de fim de ano. “Os trabalhadores do comércio tiveram horários especiais no período das festas de fim de semana, e o acordo era a compensação na quinta-feira da Semana Santa”, explica.
A prefeitura decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (13), mas alguns serviços serão mantidos para a população. Confira:
Saúde
O Pronto Atendimento do Marbrasa vai funcionar 24 horas, diariamente, atendendo casos de urgência. Quem precisar de ambulância, poderá acionar que elas também estarão de serviço dia e noite. Já a população de Itaoca poderá contar com o pronto atendimento do distrito das 7h às 19h. Depois desse horário, das 19h às 7h, os moradores contam com uma ambulância, que fica na unidade e pode ser acionada pelo 3539-1285.
Também será mantido em funcionamento o Pronto Atendimento Infantil, das 7h às 22h. No período em que estiver fechado, é possível encontrar médicos para crianças de até 12 anos de idade no Hospital Infantil, que funciona do outro lado da rua.
Segurança
Quem precisar entrar em contato com a Guarda Municipal ou com os agentes de trânsito poderá ligar, a qualquer momento, para o 190. A Defesa Civil municipal manterá um plantão de sobreaviso que poderá ser acionado, em situações de emergência, pelo telefone: (28) 98814-3497.
Casa do Rei e Museu Ferroviário
A Casa de Cultura Roberto Carlos e o Museu Ferroviário não abrirão nesta quinta e sexta-feira santa. Os centros culturais retornam às atividades normais no final de semana. O primeiro abrirá sábado (15) e domingo (16), das 9h às 15h, e o segundo, das 8h às 14h, somente no sábado.
Feira Livre
A Feira Livre do bairro Nova Brasília vai funcionar normalmente, no sábado (15), das 5 às 9h, ao lado do Ginásio de Esportes. As feiras de Itaoca e do Servidor (que acontece na Linha Vermelha, próxima ao Museu Ferroviário, no Guandu, foram antecipadas para esta quarta-feira (12).
Domingo na Praça
No domingo de Páscoa (16), no Circo da Cultura, na Praça de Fátima, durante a manhã, das 8h ao meio-dia, haverá uma série de atividades lúdicas, todas oferecidas gratuitamente pela prefeitura. Recreação com desenhos, pintura facial infantil, contação de histórias e brincadeiras com o Palhaço Beleza (com sorteios de brindes) são as atrações previstas no local, por meio do projeto Domingo na Praça. Na Linha Vermelha (altura do Museu Ferroviário), a pista será fechada ao trânsito das 8h às 12h, ficando livre para ciclistas e outras práticas esportivas.