Com a atualização do Mapa de Gestão de Risco, que ajuda a estabelecer medidas em cada município do Espírito Santo no combate ao novo coronavírus, o governador do Estado, Renato Casagrande anunciou ontem que o comércio vai permanecer fechado por mais uma semana. A norma vale para a Grande Vitória e para as cidades de alto risco como Alfredo Chaves e Fundão.
Ainda segundo Casagrande, será permitida a comercialização de itens considerados não essenciais, desde que não haja a abertura das lojas ao público. Os consumidores poderão agendar a retirada dos materiais num horário determinado e os lojistas deverão seguir a determinação de atender apenas um cliente por vez.
No caso dos centros comerciais (shopping centers) poderá ser feita a comercialização por meio do sistema de drive-thru. Além disso, continua permitida a venda de produtos mediante entrega (delivery).
Polícia aperta o cerco
De acordo com Casagrande o trabalho de fiscalização do comércio será intensificado nos próximos dias. “Nos estamos deslocando viaturas e policiais militares para ficarem exclusivamente no trabalho de fiscalização, para nós reduzirmos as aglomerações. Nós vamos ter policiais dedicados a esse trabalho, junto com as guardas municipais”, disse.
Ainda segundo o governador o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES) também vai apoiar os policiais na fiscalização.
Fecomércio
A produção da TV Vitória/Record TV conversou, por telefone, com o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri. Segundo ele, o comércio, de uma forma geral, estava com expectativa para reabertura com horários alternativos. Mas como houve registro de aumento no número de casos e mortes, o Governo recuou. Ainda segundo ele, pelo entendimento da Fecomércio, é necessário se policiar em termos de agravamento da situação e atender as recomendações do Governo. Sepulcri destacou que a expectativa é que até a próxima quarta ou quinta-feira, havendo diminuição nos números de casos e também em homenagem ao Dia das Mães, o Governo libere a abertura das lojas em caráter experimental.
O que pode funcionar normalmente?
Farmácias
Padarias
Serviços de cuidados com animais e casas de rações
Postos de combustíveis
Lojas de conveniência
Feiras livres
Supermercados (com limitação do número de clientes)
Clínicas médicas
Serviços de telecomunicações
Hotéis e pousadas
Cartórios
Indústrias
Correios
Oficinas mecânicas
Bancos:
Funcionam apenas com caixas eletrônicos. Atendimento presencial só para pessoas que precisam sacar benefícios.
Delivery:
Lojas e shopping centers: trabalham de portas fechadas e com sistema de drive-thru ou venda de produtos mediante entrega (delivery).
Abertos até às 16 horas:
Restaurantes e lanchonetes
Não funcionam:
Boates, academias e centros de eventos
Shoppings (portas fechadas funcionando apenas serviços essenciais por delivery ou drive-thru).
Bares
Lojas de rua
Comércio varejista em geral