Sem previsão da duplicação da BR-262, medidas para reduzir os gargalos na rodovia estão sendo analisadas pelos órgãos competentes no Espírito Santo para buscar reduzir os gargalos e acidentes aos domingos e feriados.
Sobre o assunto, o presidente da Comissão de Fiscalização da BR-262 na Assembleia Legislativa, deputado Fabrício Gandini (Cidadania), anunciou medidas que estão sendo analisadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria de Estado da Mobilidade e Infraestrutura Urbana para reduzir os engarrafamentos.
A rodovia deverá passar por melhorias, que incluem:
• Criação de faixas reversíveis;
• Restrição do tráfego de caminhões pelo período de até 6 horas do dia;
• A construção de uma rotatória em Viana.
O deputado estadual, que voltará a se reunir na próxima quinta-feira (16) com representantes do Dnit, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Mobilidade e Infraestrutura Urbana, Prefeitura de Domingos Martins e o senador Fabiano Contarato, afirmou que as mudanças estão previstas para ocorrer até o início do inverno, em 21 de junho, quando aumenta o fluxo de carros devido ao turismo na região de Domingos Martins e nos municípios vizinhos.
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Janela para facilitar o fluxo
Segundo Gandini, as três medidas estão sendo estudadas, sem uma ordem cronológica para serem executadas. A primeira delas seria a abertura de uma janela – aos domingos e finais de feriados, de 5h a 6h por dia –, em que não poderiam circular caminhões na rodovia, para facilitar o fluxo.
“Trata-se de uma região montanhosa e os veículos pesados precisam reduzir muito a velocidade. Essa é uma das propostas que estão sendo analisadas pelo Dnit e pela PRF, porque depende de operação e sinalização”, disse.
Esse procedimento já existe em outros estados, de acordo com o político, como em Minas Gerais. “Mas precisamos dialogar com o setor de cargas, para definir locais de parada e sinalização para os caminhoneiros. A decisão seria tomada após muito diálogo e alterações nas resoluções que normatizam o setor”, frisou o deputado.
Faixas reversíveis e rotatória em Viana
De acordo com o parlamentar, outra ação seria construir faixas reversíveis em pontos da via nos momentos de maior fluxo, com o uso de cones, para aumentar os pontos de ultrapassagem onde a via oferece essa possibilidade.
“Seria contratada uma empresa que possa atuar aos domingos e feriados. Teríamos uma faixa que permitiria maior fluxo de ultrapassagens. Na subida, realmente, fica muito vazio. E seria uma forma de usar as faixas que já existem”, lembrou.
Gandini também explicou que foi discutida a possibilidade de transformar o cruzamento na entrada de Viana, que é também outro gargalo, numa rotatória, como existe hoje em Domingos Martins. “É claro, tomando todos os cuidados com os pedestres, que precisam ser contemplados neste projeto”, acrescentou.
Nova reunião
O parlamentar afirmou que uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (16), para avaliar as possíveis soluções. E completou: “Esses pontos estão sendo avaliados. O Dnit e a PRF estão mapeando as informações de fluxo. Vamos juntar essas informações para que possamos ter mais clareza se essas medidas vão surtir os efeitos desejados antes da duplicação, que sabemos que irá demorar.”
Participaram da primeira reunião para tratar do assunto: o superintendente regional do Dnit, Romeu Scheibe Neto; o secretário de Estado da Mobilidade e Infraestrutura Urbana, Fábio Damasceno; o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger; o chefe de gabinete do senador Fabiano Contarato (PT), Roberto Carlos; além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).