Geral

Comitiva da ONU vem a Vitória conhecer alimentação escolar do município

A missão vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além das escolas, a comitiva irá visitar agricultores familiares

Uma comitiva formada por 26 pessoas da Organização das Nações Unidas (ONU)  para Alimentação e Agricultura (FAO) virão a Vitória para conhecer o Programa de Alimentação Escolar das escolas da rede municipal da Capital. Os visitantes de países da América Latina e do Caribe chegarão no Estado nesta terça-feira (16) e permanecerão até quinta-feira (18). 

A comitiva terá acesso aos cuidados no preparo da alimentação escolar e à variação dos cardápios Foto: Divulgação/Prefeitura

Durante este período, os técnicos devem conhecer de perto a alimentação das crianças e o cardápio oferecido aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), especialmente em relação a gestão, sistematização e mecanismos de atendimento aos estudantes. 

A missão da FAO vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão abordados temas relacionados a gestão e execução, assim como os resultados e desafios. O papel do Conselho de Alimentação Escolar também vai ser conhecido pela comitiva. 

No primeiro dia do encontro, a comitiva, além de se reunir em plenárias para a discussão dos temas específicos e pertinentes à alimentação escolar no auditório da Prefeitura de Vitória, também vai visitar uma unidade escolar para conhecer a alimentação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

No dia seguinte, a troca de experiência será em campo. A missão conhecerá o cardápio adotado por algumas unidades escolares, as especificidades dos cardápios para as crianças que têm necessidades especiais de alimentação por conta de intolerâncias ou dietas, além de medidas adotadas contra o desperdício. Está prevista também uma visita a um fornecedor da Prefeitura e a uma horta comunitária. 

No último dia da comitiva em Vitória, está agendada uma visita aos agricultores familiares da Cafserrana Orgânico e Laticínio, em Santa Maria de Jetibá, que fornecem parte dos alimentos do cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino.