Janeiro é sinônimo de diversão, principalmente para a criançada. Durante esse mês, é comum não ter horários para acordar, dormir, fazer as refeições, assistir televisão, brincar e usar o celular. Já fevereiro marca o fim das férias e o retorno à escola. Para que tudo corra bem e a rotina volte a fazer parte do dia a dia das crianças e dos pais, o período de adaptação é fundamental.
Segundo a pedagoga e vice-diretora da unidade NEP Praia de Itaparica, Kissia Rochesso Giorizzatto, em torno de duas semanas antes do começo das aulas, é importante que os pais comecem a fazer pequenos ajustes nas atividades realizadas pelos filhos de todas as idades. As adaptações, principalmente nos horários, devem ser feitas de forma gradativa para que tanto as crianças quanto os adolescentes criem uma previsibilidade do que vai ocorrer nas próximas semanas.
“É responsabilidade dos adultos fazer com que a nova rotina seja natural. Quando ela simplesmente chega, sem nenhuma preparação anterior, pode gerar cansaço e angústia. Ter horários e hábitos definidos traz mais segurança e tranquilidade, menos estresse e ansiedade”, afirma Kissia.
Outra sugestão é envolver as crianças e os adolescentes no retorno às atividades escolares. Isso pode ser feito ao manusear o material escolar, provar o uniforme, organizar o espaço de estudos e até mesmo realizar o trajeto até a escola. “Arrumar a mochila, mexer no estojo e apontar os lápis, por exemplo, são formas simples de introduzir o tema e é um momento muito rico de trocas entre pais e filhos”, reforça a pedagoga.
É importante também que os pais e responsáveis optem por uma modalidade de ensino que se adapte ao contexto e às necessidades familiares. De forma geral, famílias com filhos de 2 a 7 anos e que saem muito cedo de casa precisam de instituições com profissionais para cuidar, dar banho e refeições e acompanhar a criança ao longo do dia com atividades pedagógicas. As que têm filhos com mais de 8 anos, por sua vez, buscam uma rotina pedagógica mais reforçada em áreas como língua portuguesa, matemática, ciências, inglês e tecnologia.
Diante dessas necessidades, a Escola NEP oferece as modalidades de ensino regular, integral e semi-integral. O regular corresponde a aulas em um único turno: matutino ou vespertino. Já o integral e semi-integral abrange aulas e atividades pedagógicas durante todo o dia de segunda a sexta-feira, ou em apenas três dias da semana, respectivamente.
Nesse horário de prolongamento, os profissionais da instituição realizam workshops, oficinas e atividades pedagógicas em ambientes como bibliotecas, áreas verdes, salas de arte, música e tecnologia, além de espaços ao ar livre. O intuito é proporcionar para os alunos tanto um acompanhamento mais personalizado e individual quanto mais momentos de convivência em grupo com outros estudantes.
Após o início das aulas, previsto para o dia 31 de janeiro, tanto os alunos das unidades NEP Praia da Costa e NEP Praia de Itaparica quanto os de outras instituições de ensino podem vivenciar um dia na modalidade Integral.
“Hoje em dia, muitas crianças e adolescentes não têm uma rotina escolar. Alguns nem sabem o que é isso. A nossa proposta é ampliar as possibilidades de aprendizagem e ajudar os alunos a desenvolverem mais autonomia e responsabilidade, criando a própria rotina escolar ao revisar conteúdos e trocar informações com professores e outros estudantes. Isso é importante para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional”, explica Ana Carla Brum Ribeiro, pedagoga e vice-diretora da unidade NEP Praia da Costa, onde as modalidades integral e semi-integral são oferecidas.
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NEP Praia da Costa (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Integral)
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