É possível ter o casamento e o orçamento dos sonhos? Para alegria dos noivos, sim! Com planejamento, organização e criatividade, a festa do casamento será inesquecível e o casal ainda começa a vida a dois com as contas em dias.
Se você está de casamento marcado, com certeza já ouviu várias vezes sobre planejamento e organização na preparação do casamento, mas é sempre bom lembrar. O ponto de partida é determinar o tamanho da lista de convidados, já que a maioria dos serviços é contratada a partir dela, e também para checar se é possível contar com a presença de todos os amigos, familiares e conhecidos.
Essa é a primeira dica do economista e professor universitário Antônio Marcus Machado. Para ele, o casal deve convidar quem tem certeza que pode ir e mora perto, além de pessoas da mesma idade que eles. “Trocar uma festa de casamento para muitas pessoas por uma com apenas familiares e amigos muito próximos também traz uma boa economia para os noivos”, afirma.
Outra dica interessante é o casal separar 20% a mais do custo para algum imprevisto que geralmente aparece durante os preparativos. Além disso, pesquisar e pechinchar é sempre necessário, afinal existe, sim, bons serviços com baixo custo.
Se você acha difícil fazer um super casamento sem gastar muito, você precisa conhecer a analista de produção Elisandra Assunção. Do sapato ao buffet, ela conseguiu economizar em quase todos os itens do casamento, a começar pelo sonho de consumo de 10 entre 10 noivas: o vestido.
“Comprei meu vestido da China, com isso economizei metade de uma locação e ainda posso vender. Achei meu sapato nessas lojas de departamento e também paguei metade do valor de mercado. Como me casei num sítio, não era necessário um sapato com muitos detalhes. Mas onde eu economizei mais foi na decoração e buffet. Eu mesma fiz a decoração, aluguei o que precisava e montei no dia anterior”, afirma.
E a economia não parou por aí. Elisandra ainda conseguiu preços ótimos nas flores, já que contratou à parte e só o que seria realmente necessário, além do buffet. “O buffet foi servido por um amigo dono de restaurante. Escolhi um prato único, já que o casamento foi a tarde, e ficou bem mais barato”.
Mãos e mente à obra
Criatividade é um dos pontos chaves da decoração. Dentro dos limites do bom gosto, é possível lançar à mão acessórios bacanas e incrementar a decoração com outros itens mais em conta. A noiva pode, inclusive, decorar parte da própria festa. Foi o que Elisandra fez. Ela confeccionou vários origamis para usar no casamento. Ah, nessa hora, vale pedir a ajuda da mãe, das madrinhas e das amigas!
As idéias são muitas e se inspirar em pesquisas na internet é mais do que necessário. Para te ajudar a realizar seu sonho sem pesar o bolso, o Especial Noivas do Folha Vitória listou mais dez dicas para tornar sua noite mais barata e mais bonita.
Dicas:
– Os noivos devem poupar 10% da renda de cada um. O 13º salário também deve entrar nessa economia.
– Pesquise sempre! Busque indicações com amigos sobre locais e serviços oferecidos durante a organização do casamento.
– Pechinchar é permitido e necessário. Algumas empresas oferecem até 5% de desconto, sem comprometer a qualidade dos serviços que oferecem.
– Use flores da estação na decoração quanto no buquê. Isso vai lhe proporcionar uma boa economia e as flores estarão ainda mais bonitas.
– Cerimônia no fim da tarde pode economizar na iluminação e na decoração, que poderá sair ainda mais barata se o local for bacana e não precisar de muitos arranjos.
– Convide apenas pessoas que fizeram parte da história do casal. Lembre-se que casamento é um momento íntimo.
– Cuidado: o barato pode sair caro, especialmente quando o assunto é comida e bebida.
– Contrate um DJ para a recepção. Sai mais em conta do que contratar uma banda.
– A cerimonialista pode ajudar na busca de descontos e a fazer um casamento que caiba no orçamento dos noivos. Ela não tem o apego emocional da noiva, então, será mais racional na hora de cortar os gastos extras.