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Como fazer um boletim de ocorrência on-line no ES

Com o verão, o movimento de pessoas no Estado tende a crescer e, com isso, o número de objetos furtados ou perdidos também. Saiba o que fazer nesses casos

Foto: Reprodução

Como acontece todos os anos, o verão no Espírito Santo é a estação mais esperada pelos capixabas e é também quando turistas de diversos estados vêm ansiosos para conhecer nossas praias, belezas naturais e os “rocks” locais.

No entanto, o momento de lazer também exige cuidado e atenção. Com a movimentação que ocorre na estação, o número de pertences e documentos pessoais perdidos ou furtados também cresce. Mas, o que fazer quando isso acontece?

O primeiro passo é fazer o Boletim de Ocorrência. Mas, fique tranquilo. Não é necessário se locomover até uma delegacia física. O cidadão, desde que maior de 18 anos e com acesso à um smartphone ou computador, pode registrar a ocorrência de forma prática e o melhor de tudo, on-line. 

O serviço é realizado pela Delegacia On-line (Deon). O usuário deve acessar a plataforma do Deon e preencher os dados na opção “Registrar Nova Ocorrência”. Após realizar o registro, um e-mail será enviado e nele haverá o link para realizar a segunda parte do processo. 

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Segunda parte do processo de Boletim de Ocorrência.

Neste segundo momento, o responsável pela ocorrência deve indicar qual o incidente que deseja cadastrar. Lembrando, o serviço não é indicado para os casos de homicídio, estupro, sequestro e furto ou roubo de veículo

Clicando na opção que mais se adequa à situação, o usuário será direcionado a próxima página, onde deverá preencher todos os dados que a Polícia Civil precisa para prosseguir com o atendimento on-line e registrar o Boletim. 

“Para efetuar o registro, é importante que o cidadão tenha seus dados pessoais (aqueles que constam de seus documentos de identificação civil), bem como o maior número possível de informações relativas ao crime que será narrado, incluindo, sempre que possível, quaisquer meios que possibilitem a identificação do autor ou autores do crime. De antemão, também é importante ter alguns dados acerca do fato, como dia, horário, local com referência, entre outros”, informou o delegado Erico Mangaravite. 

Ao registrar a ocorrência, agora é por conta da Deon. O sistema vai gerar um número de protocolo e uma chave acesso, que são enviados para o e-mail cadastrado pelo responsável. 

Em seguida, o registro será analisado e validado pelos policiais da delegacia responsável por investigar crimes na região. 

Após validação, o cidadão recebe, também no e-mail, a cópia do B.O para impressão, assim como o endereço e telefone da delegacia que vai investigar o caso. 

informações também ficam disponíveis no site da Deon. Para ter acesso, basta utilizar o número de protocolo e a chave de acesso.