Geral

Como levar o método Montessori para casa

A dinâmica criada por Maria Montessori já é bastante aplicada em escolas, mas também é bem saudável para a criança que ele seja usado em casa

Aplicar a dinâmica Montessoriana em casa não requer nenhum inventário especial Foto: ​Divulgação

A partir de um método que coloca a criança como agente ativo do seu processo de aprendizagem, a educadora italiana Maria Montessori revolucionou a educação infantil e a relação de pais com seus pequenos. Seu trabalho dá ênfase à importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança e permitir a livre expressão de suas capacidades.

Para isso, é preciso oferecer um ambiente rico e estimulante, para que a criança seja capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável. Muitas escolas já adotam o método nas salas de aula, mas ele também pode ser usado em casa. Foi isso que a design de moda Deborah Caldas fez para o seu João Felipe, de oito meses. Há um mês ela adaptou a casa para desenvolver o Método Montessori. Para começar, no quarto, nada de berço! O colchão fica no chão e o espaço conta com muitos tapetes.

“Tirando a cozinha, a casa já é toda Montessori. Eu quis dar mais autonomia para meu filho, ele hoje já consegue sair da cama sozinho e pegar o brinquedo”, conta a mãe, toda orgulhosa.

O importante é o ambiente ser pensado de forma que a criança fique segura e livre  Foto: ​Divulgação

Deborah conta que foi super barato preparar o ambiente montessoriano para João Felipe. Para começar, ela aproveitou o que já tinha em casa. “Ao lado da cama, tem duas almofadas grandes que eram de um sofá. Ainda falta colocar o espelho e a barra, mas o espírito Montessori já foi implantado”, diz a design.

Aplicar a dinâmica Montessoriana em casa não requer nenhum inventário especial. Os pais podem usar o que tiver: potes com tampas, pregadores de roupa ou brinquedos feitos à mão, panos de diferentes texturas, o que a criatividade permitir. O importante é o ambiente ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo, por isso, tomadas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance do pequeno. 

Veja mais dicas para montar um quarto montessoriano na sua casa:

– O quarto deve ser organizado, agradável e seguro para que a criança possa explorá-lo.
– O mobiliário deve oferecer espaço para que os bebês explorem tudo ao seu redor. Abuse de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, como tapetes fofinhos. 
– A cama deve ser baixa ou o colchão deve estar no chão para que a criança tenha a liberdade de movimentar-se, dormir e acordar sozinha. 
– Instale um espelho. Para bebês, o espelho deve estar na horizontal; para as crianças maiores que já conseguem ficar em pé, o espelho deve ser fixado na vertical.
– Não guarde todos os brinquedos em baús ou caixas, priorize caixas adaptadas e transparentes. Dê preferência a estantes baixas para livros e brinquedos. Deixe à mão da criança os brinquedos e que correspondem à etapa de desenvolvimento. A partir daí, faça rodízios com os objetos.
– Separe um espaço para um pequeno museu natural, onde a criança poderá colocar as pedrinhas, grãos, conchas ou penas que encontrar durante os passeios.