Geral

Quer morar na Europa? Saiba como tirar o visto de graça para a França

Um acordo entre Brasil e França permite que jovens brasileiros possam morar, estudar e trabalhar no país estrangeiro legalmente por um ano

Foto: Divulgação

Está pensando em morar fora do país, mas quer fugir de toda aquela burocracia de documentação? Alguns países, como a França, podem ser uma boa opção!

Uma parceria realizada em 2018 entre o governo brasileiro e francês, permite que jovens brasileiros possam morar, estudar e trabalhar no país estrangeiro legalmente por um ano, com o visto gratuito Férias-Trabalho, que também é conhecido como o visto PVT.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A finalidade do programa é que brasileiros e franceses, com idades entre 18 e 30 anos, possam passar um ano no outro país. Os jovens têm a chance de fazer o intercâmbio cultural, onde podem vivenciar experiências profissionais e a cultura local.

Para a aplicação do visto, é necessário a comprovação de uma quantia de 2.500 euros ou cerca de R$ 13 mil, levando em consideração a cotação atual, já que o candidato não recebe nenhum tipo de bolsa ou auxílio financeiro durante o período de estadia. 

Ter o domínio do idioma francês não é um requisito obrigatório para os interessados em se candidatarem, mas é recomendável. 

Para realizar o pedido do visto é preciso, no mínimo, dois meses de antecedência antes da viagem. Além da idade, existem outros requisitos que precisam ser atendidos e documentos que o solicitante deverá apresentar. 

Veja documentos e requisitos necessários para emitir o visto

Formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado;
2 fotos 3,5 x 4,5 recentes nas normas OACI;
Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade, (cópias das paginas contendo dados pessoais);
Comprovante de residência no Brasil;
Cópia da identidade
Carta de motivação descrevendo o objetivo da viagem e seu C.V.;
 Comprovantes financeiros pessoais: último extrato bancário pessoal recente (menos de 1 mês) ou uma declaração de seu banco comprovando um valor de pelo menos 2.500 euros, ou o equivalente à 2.500 euros em reais;
Seguro de saúde internacional para toda a duração da estadia;
Certificado médico atestando boa saúde;
Antecedentes criminais;
Justificar rendimentos suficientes para a compra da passagem aérea;

Como e onde tirar o visto?

Para tirar o visto, não é preciso pagar nenhuma taxa. É necessário realizar o agendamento no site do consulado da França no Brasil e levar todos os documentos requeridos. Para isso, é preciso verificar qual o consulado mais próximo de sua cidade. 

O pedido pode ser feito no Consulado da França no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal ou no Recife. No dia da entrevista, o solicitante precisa levar todos os documentos originais e uma cópia de cada documento.

Quanto que ´é preciso ter? 

É obrigatório comprovar um extrato bancário de menos de um mês. A quantia mínima é de 2.500 euros ou cerca de R$ 13 mil, na cotação atual. Não serão aceitos cartão de crédito ou meios financeiros de terceiros para a comprovação de renda.

*Texto da estagiária Gabriela Vasconcellos, com supervisão da editora Thaiz Blunck.