O consumidor não pode descartar de qualquer maneira os medicamentos vencidos. Neste mês entrou em vigor uma portaria que obriga as farmácias a coletarem esses remédios que não servem mais.
Seja na bolsa ou em casa, todo mundo guarda esses medicamentos. Alguns passam da validade, outros acabam sobrando na cartela. Mas a maioria da população descarta os medicamentos em lugares impróprios.
O descarte incorreto dos medicamentos pode causar a contaminação da água, do solo e dos animais. Para evitar que isso aconteça, começa a valer neste mês a logística reversa. Agora os medicamentos podem ser descartados no mesmo lugar onde são vendidos. As farmácias terão postos de coleta para receber esses remédios.
Wellington Dias é vice-presidente de uma rede de farmácias e, desde 2012, recebe nos estabelecimentos a medicação descartada. Na unidade, na Serra, a cada 15 dias um carro da prefeitura faz o recolhimento.
Cada município tem as próprias iniciativas em relação ao descarte de medicamentos, mas a responsabilidade também deve ser do governo e da indústria farmacêutica.