Com o atual entendimento da importância das competências socioemocionais até para aprender melhor, o desenvolvimento de habilidades como solidariedade, pensamento crítico, responsabilidade, comunicação, autonomia, perseverança, colaboração, criatividade, empatia, organização, ética, cidadania e proatividade ganha as salas de aula, dando fim ao tempo em que o papel da escola era trabalhar conteúdos tradicionais.
No Centro Educacional Leonardo da Vinci, essa área recebe atenção desde a Educação Infantil. Isso porque, de acordo com o orientador educacional do Ensino Fundamental I, Evando Evangelista, além da aquisição de conhecimento específico, a aprendizagem socioemocional é essencial para a formação da personalidade e do caráter.
“Existem competências ligadas às emoções, ao reconhecimento próprio e às relações interpessoais. Persistência, empatia, comunicação, trabalho em equipe, responsabilidade, autoconfiança e criatividade são exemplos de habilidades essenciais para viver positivamente em sociedade. Assim, é importante que elas sejam trabalhadas desde cedo, o que faz uma enorme diferença tanto na infância quanto na fase adulta”, esclarece Evando.
Mas esse trabalho não se encerra nas séries iniciais. Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, aprender a conviver, fazer, conhecer e ser faz parte do escopo da disciplina Projeto de Vida. Segundo a orientadora educacional do Ensino Fundamental II, Valéria Merçon Assad, com ela busca-se estimular o amadurecimento dos alunos para o alcance de uma vida social ativa, feliz e com realizações nos âmbitos profissional e pessoal. “As habilidades socioemocionais referem-se à intensificação dos processos de reflexão sobre como nos sentimos. Contribui para a conquista de objetivos, fomenta a resiliência e capacita a tomar decisões”, explica Valéria.
Na prática, para trabalhar esses aspectos de forma envolvente, a metodologia é colaborativa e utiliza ferramentas como filmes, jogos, dinâmica da roleta das emoções, além de recursos tecnológicos como Trello, Padlet, One Drive, Google Forms e editores de vídeos.
Competências socioemocionais trabalhadas em sala de aula
Com o atual entendimento da importância das competências socioemocionais, o desenvolvimento de habilidades como solidariedade, pensamento crítico, responsabilidade, comunicação, autonomia, perseverança, colaboração, criatividade, empatia, organização, ética, cidadania e proatividade ganha a sala de aula. No Centro Educacional Leonardo da Vinci, essa área recebe atenção desde a Educação Infantil por ser essencial para a formação da personalidade e do caráter. E o trabalho não para nas séries iniciais. Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, aprender a conviver, fazer, conhecer e ser faz parte do escopo da disciplina Projeto de Vida, que busca estimular o amadurecimento dos alunos para o alcance de uma vida ativa, feliz e com realizações.
Centro Educacional Leonardo da Vinci
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
Semi, Integral, Infantil Bilíngue, Elementary, Middle e High School
Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia – Vitória, ES
Tel: (27) 3334 6300
https://davincivix.com.br/
[email protected]
Facebook: davincivix
Instagram: davinci.vix