Publicada no dia 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha completa 13 anos nesta quarta-feira (07). Com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, o evento terá um trabalho de conscientização no primeiro piso do Shopping Vitória, de 10h às 17h, com entrada gratuita para homens e mulheres.
Delegadas e policiais abordarão os aspectos da lei, com entrega de materiais instrutivos, orientações, entre outras ações para o enfrentamento à violência contra a mulher.
Somente em 2018, 93 mulheres foram assassinadas no Espírito Santo, sendo 33 por feminicídio, o que corresponde a um terço das mortes pelo simples motivo das vítimas serem mulheres.
Foram 1.109 mil homens presos em flagrante, além de 240 mandados de prisão cumpridos em 2018. Também ano passado, foram 6.785 medidas protetivas e 14.991 boletins de ocorrência registrados.
Entre as motivações mais comuns estão as crises de ciúme dos companheiros das vítimas e a inconformidade com o fim do relacionamento. A maior parte dos casos, cerca de 44% das mortes, foram cometidas na Grande Vitória.
Em seguida, vem a região Norte do Estado, com 27% dos feminicídios; com as regiões Sul e Noroeste logo atrás, com 13% dos casos. A região Serrana, com 3% das mortes, completa a lista.
Somente no Espírito Santo, durante o período de Carnaval, 94 mulheres pediram medida protetiva, sendo os motivos por agressão física, estupro ou lesão corporal.
Serviço:
Ação comemorativa e de conscientização sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha
Onde: no 1º piso do Shopping Vitória (em frente à loja Riachuelo
Horário: das 10h às 17h
Entrada: gratuita.