A sustentabilidade é um dos valores da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Vitória. Por isso, desde que assumiu a operação, em 2020, a empresa desenvolve uma série de ações que visam a colocar em prática a responsabilidade ambiental para o desenvolvimento sustentável.
A Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil desenvolve quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Neste último pilar, um dos principais projetos é o 400 Hertz e PCA, que contribui de forma significativa para a descarbonização da indústria da aviação. A Zurich Airport Brasil investiu R$ 8 milhões para instalar no Aeroporto de Vitória o sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto – adquirida no mercado livre de energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), por meio de um sistema instalado nas seis pontes de embarque. O sistema foi implantado em março de 2024 e a estimativa é que 1.960 toneladas de CO² tenham deixado de ser emitidas até o final desse ano.
Um dos destaques entre as ações ambientais no Aeroporto de Vitória é o alto índice de desvio de aterro de resíduos produzidos no terminal – atualmente 98% são encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento. Esse é o resultado da promoção da atitude “Lixo Zero”, que adota procedimentos e técnicas, como sensibilização da comunidade aeroportuária e o correto manejo dos resíduos sólidos.
Já em relação à gestão hídrica, o Aeroporto de Vitória chegou ao final de 2024 com a marca de mais de 7 milhões de litros de água economizados. Entre as ações, está a reutilização da água mantida em baixas temperaturas em um tanque de termoacumulação que chega aos dutos do ar-condicionado pronta para ser utilizada na refrigeração dos ambientes. Além disso, para reduzir o consumo de água no dia a dia do terminal, foram instalados dispositivos que controlam o fluxo em mictórios e o tempo que as torneiras permanecem ligadas.
O compromisso genuíno da Zurich Airport Brasil e os resultados práticos das ações relacionadas à preservação do meio ambiente são reconhecidos com importantes premiações. Recentemente a concessionária recebeu o Green Airport Recognition, entregue pela ACI – Airports Council Internacional, que premiou os projetos 400HertZ e PCA e o Waste Diversion Pathway – que trata da gestão responsável de resíduos –, os dois desenvolvidos no Aeroporto de Vitória.
Ainda em 2024, o terminal de Vitória foi o segundo mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação. Em primeiro lugar ficou o aeroporto de Florianópolis, também administrado pela Zurich Airport Brasil.