Em momentos tão difíceis como este, em que a sociedade vive em um cenário pandêmico de uma doença que ainda não tem cura, notícias de boas ações fazem as pessoas ter um pouco mais de esperança por dias melhores. Nesta pandemia, a solidariedade é o que move muitas comunidades a ajudar o próximo.
Existem entidades que funcionam com o apoio de doações das pessoas e de empresas. Uma dessas entidades é o Asilo dos Idosos de Marechal Floriano, que não tem recebido visitas dos familiares dos idosos (como forma de prevenção e cuidado) e, desta forma, não tem recebido doação de fraldas geriátricas.
Esta foi a informação que Isabel Cristina Trarbach Reinholz, técnica de enfermagem, recebeu de uma amiga durante uma conversa. Ela, que também é vice-presidente do Rotary Club de Domingos Martins, acionou amigos por meio de grupos em um aplicativo de mensagens e a própria instituição para ajudar o Asilo dos Idosos.
“Junto com o Rotary, divulgação a informação em diversos grupos que eu participo e muitos amigos querem doar as fraldas ou querem doar em dinheiro. Quem quiser comprar fraldas e doar diretamente no Asilo também pode, se preferir”, informa Isabel.
A ação, que conta com a parceria de diversas pessoas da comunidade, não está sendo compartilhada apenas entre os adultos. O Interact Club, grupo de jovens de 10 a 16 anos que fazem parte do Rotary Club de Domingos Martins, também abraçaram a causa e dão continuidade à ação. “A partir de hoje, já está no ar uma campanha nas redes sociais deles e eles também vão dar continuidade neste projeto de doar fraldas para os asilos”, diz.
E promover a solidariedade e ajudar o próximo realmente faz a diferença no mundo. “A importância dessa ação inteira é ajudar o próximo. Esse é o foco. Acho que não só em pandemias, que estamos vivendo agora, mas, continuamente, devemos ajudar as pessoas e as entidades que necessitam. Poder ajudá-las é gratificante demais para quem pratica”, comenta Isabel.
As doações para o Asilo dos Idosos podem ser feitas por meio da Isabel, no telefone (27) 99979-0721, por meio das redes sociais do Interact Club ou no próprio Asilo dos Idosos de Marechal Floriano.
Doação para Hospital Arthur Gerhardt
A coleta de doação de fraldas não foi a primeira ação desenvolvida pelo Rotary Club de Domingos Martins neste período de pandemia. Itens essenciais para o combate ao novo coronavírus, máscaras e álcool em gel foram adquiridos para o Hospital Arthur Gerhardt, localizado no município, a partir da doação de R$ 5 mil do Rotary Club.
“A primeira ação que o Rotary fez nessa pandemia foi disponibilizar esta quantia para a compra de EPIs para o Hospital. As doações de máscaras e de álcool em gel já chegaram e já estão em uso pelos profissionais de saúde”, afirma Isabel.
A vice-presidente do Rotary Club lembra que a prioridade desta ação é arrecadar fraldas geriátricas para serem doadas ao Asilo dos Idosos de Marechal Floriano. “Mas nada impede que, se tivermos uma grande doação de fraldas, doaremos para pessoas acamadas ou para o próprio Hospital, que também utilizam deste material”, esclarece.