Geral

Comunidade terapêutica atua na recuperação e ressocialização de dependentes químicos

Fazenda Esperança é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos que conta com três unidades no Espírito Santo

Foto: Reprodução TV Vitória

Recuperação e ressocialização, esse é o trabalho desenvolvido em um local tranquilo, no município da Serra. A Fazenda Esperança Nossa Senhora da Conceição, localizada no circuito Muribeca, tem o objetivo de recuperar e dar apoio à pessoas que desejam abandonar a dependência em drogas, álcool e outros tipos de vícios.

A entidade, que é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, agora conta o apoio do Instituto Américo Buaiz, que tem contribuído para que o trabalho desenvolvido na Fazenda continue sendo realizado. 

Foto: TV Vitória

A unidade tem capacidade para atender 60 pessoas, e de acordo com os coordenadores do projeto, Marize Coutinho de Oliveira e Eliemar Geraldo Negris, o ambiente tranquilo e acolhedor chama a atenção dos visitantes que passam pelo local. Organização, limpeza, trabalho e ambiente familiar fazem parte da rotina dos dependentes que escolheram viver na Fazenda enquanto estão no processo de recuperação. 

Foto: Reprodução TV Vitória

“Aqui nós trabalhamos em cima de um tripé: convivência, espiritualidade e trabalho. São eles que cozinham, ensinando um ao outro os próprios dons. Na fazenda, eles aprendem a amar o irmão, aquele que não é igual a você. Não importa quem matou, quem roubou. Aqui somos todos iguais,” diz Marize.

A unidade da Fazenda Esperança na Serra, atende exclusivamente pessoas do sexo masculino. Atualmente, os moradores que estão em recuperação têm idades entre 18 e 59 anos. Um dos moradores que está em recuperação, conta conta sua história e também fala sobre o dia a dia enquanto está em busca da cura “Eu conheci o tráfico, as drogas, e acabei abandonando tudo. Acabei preso e fiquei na prisão um bom tempo. Quando eu saí da cadeia, voltei para as drogas e fui morar na ruas. Minhas família me ajudou a sair dessa situação. Já estou há 11 meses aqui na fazenda,” contou Pará, nome pelo qual é conhecido no local.

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma das funções que fazem parte do dia a dia do Pará é tirar o leite para o café da manhã. Ele também é o responsável por produzir queijos e biscoitos no local, um ofício que trará oportunidades para o futuro além das portas da Fazenda. 

Assim como outros internos que já passaram pelo processo de recuperação e ressocialização, Pará viu a sua vida mudar. “Agradeço a Deus pelas experiências que tenho na Fazenda Esperança. A coisa mais marcante que aconteceu foi o meu encontro com a minha mãe, que eu não via há 20 anos, e com o meu filho. Hoje eu vou sair limpo na sociedade, um homem digno e de cabeça erguida”, afirmou.

A Fazenda Esperança está presente em 23 países e atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que enfrentam algum tipo de vício. No Espírito Santo, as unidades localizadas na Serra e em Colatina atuam com atendimento exclusivo para o público masculino. Já a unidade que fica no município de Alegre, é voltada para o tratamento exclusivo de mulheres. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto e ter acesso às informações da Fazenda, basta entrar no site Portalfazenda.Org.

*Com informações do repórter Douglas Camargo / TV Vitória