A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve início nesta segunda-feira (21) e vai até a próxima segunda (28). A data, instituída pela Lei nº 13.585/2.017, tem como principal intuito a inclusão social dessa parte da população, além do combate ao preconceito e a discriminação.
No ano de 2023, as comemorações têm como tema: “Conectar e somar para construir inclusão”. O assunto deseja mostrar que a conexão é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em entrevista ao Folha Vitória, o presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, Vanderson Gaburro, disse que a semana de conscientização tem como objetivo dar visibilidade à causa das pessoas com deficiência.
“Queremos reconhecer a necessidade de um canal de inclusão. Eles são um público historicamente invisibilizado, uma minoria estigmatizada, cercada, infelizmente, ainda por muito preconceito”, ressalta Vanderson.
O presidente da Federação também destaca que o tema relaciona à conexão, ou seja, remonta a ideia de que é necessário conectar e incluir as pessoas com deficiência, pois também são sujeitos de direitos na época digital.
“Ao mesmo tempo, queremos demonstrar que as plataformas sem fronteira podem levar a causa através do mundo e podem se transformar em meios de conscientização e mobilização”, destaca.
Durante toda a semana são realizadas diversas ações em todo o país para a sociedade entender a importância de promover a melhora na qualidade de vida das milhares de pessoas que possuem alguma deficiência e suas famílias.
O que é a Deficiência Intelectual e Múltipla?
De acordo om a definição da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento – AAIDD (2010), a deficiência intelectual é uma incapacidade caracterizada pela limitação significativa no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, um conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas.
Diante disso, no momento em que um paciente possui duas ou mais deficiências, é considerado que ele possui deficiência múltipla. Essa combinação de condições gera alguns atrasos no desenvolvimento da pessoa.
Entretanto, com o acompanhamento correto, eles conseguem trabalhar as áreas atingidas pela deficiência e alcançam uma melhor forma de viver.
LEIA TAMBÉM: Emergências sanitárias x mudanças climáticas: quais os riscos para a saúde?