Há 12 anos, a faxineira Andressa Pereira Correa percebeu algo estranho na barriga, mas ao procurar um médico foi informada de que era apenas um nódulo de gordura.
Com o passar do tempo, a situação foi se agravando. Há sete anos, ela recorreu ao médico novamente e, desta vez, a suspeita era hérnia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Eu fui pelo SUS porque não tenho dinheiro. Trabalho com faxineira em condomínios para sustentar sete pessoas: além de mim, têm meus dois filhos, meu filho de criação e os três da minha irmã que faleceu. As dores são muitas, principalmente por causa do esforço que faço no trabalho”, explicou a faxineira.
Andressa detalha a saga para conseguir o tratamento médico: “Há sete anos o médico pediu exames e só consegui fazer no ano passado. O laudo mostrou que a hérnia está do tamanho de uma laranja e preciso operar urgente, mas até agora não me falaram quando. Estou desesperada, por isso recorri ao Conexão Justiça”.
A jornalista e também advogada Marcelle Altoé, que comanda o Conexão Justiça, relembrou que a saúde é um direito fundamental do cidadão, garantido pela Constituição Federal e, por isso, as pessoas devem ser amparadas pelos órgãos públicos responsáveis.
Ministério Público vai apurar o caso
Marcelle Altoé procurou a promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, do Ministério Público capixaba, para falar sobre o caso da Andressa.
“Nós iremos apurar a situação dessa paciente! Vamos ver se o munícipio a inseriu na Central de Regulação do Estado e ver quais exames ela já realizou para que possa fazer a cirurgia. Caso não tenha sido inserida, ela precisa procurar urgente a Unidade de Saúde do bairro para que essa inserção aconteça o mais rápido possível”, explicou a promotora de Justiça.
Após a intervenção do Conexão Justiça e do Ministério Público, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) agendou a cirurgia de Andressa para a próxima terça-feira, dia 19 de março. A informação foi repassada à faxineira antes mesmo da reportagem ir ao ar!
“Eu não tenho palavras para agradecer o Conexão Justiça. Depois de sete anos esperando pelos exames, achei que fosse morrer e essa cirurgia não fosse sair. É com imensa gratidão que agradeço a Marcelle, que sempre pergunta como estou, e à Promotora de Justiça, que também me ajudou! Estou muito feliz!”, comemorou Andressa.
Assista à reportagem completa abaixo e saiba sobre outros direitos relacionados à saúde pública:
Conexão Justiça
O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, na TV Vitória/Record, comandado pelo jornalista Fernando Fully.
As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do Direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.
Para participar, basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.
LEIA TAMBÉM:
> VÍDEO | Trabalhou em terceirizada de prefeitura e ficou sem receber: o que fazer?
> VÍDEO | Comprou pela internet e o produto não chegou? Saiba o que fazer
> VÍDEO | Mulher com vários tumores não consegue remédio caro para tratamento