O artigo 196 da Constituição Federal afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado, mas muitos cidadãos não vivenciam isso na prática. É o caso da a auxiliar de serviços gerais Valéria Santos de Jesus, que cuida dos quatro filhos pequenos sozinha e enfrenta um grave problema de saúde.
Apesar de conviver com um cisto no pescoço há cerca de dois anos, ela somente conseguiu consulta na rede pública no início de 2023.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O laudo médico apontou que a situação é grave, pois ele está bem próximo da jugular e da veia carótida, um perigo que pode virar tragédia a qualquer momento. A auxiliar precisa de uma cirurgia urgente.
Sem retorno da rede pública de saúde e desesperada com a situação, Valéria enviou mensagem para o Conexão Justiça.
Imediatamente, a jornalista Marcelle Altoé foi ao Ministério Público Estadual e conversou sobre o caso com a promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, que atua na área da saúde na capital, e também é dirigente do Centro de Apoio de Implementação das Políticas de Saúde.
“Assim, que tomamos conhecimento do caso da senhora Valéria, por meio do programa Conexão Justiça, fizemos contato com a Secretaria de Estado da Saúde para avaliar o que realmente estava acontecendo com a paciente e, se necessário, adotarmos as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis”, explicou a promotora.
Após contato da promotora de Justiça e também do Conexão Justiça, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que foi agendada uma consulta para a senhora Valéria no próximo dia 16 com médico especialista em cirurgia da cabeça e pescoço.
“Eu nem estava conseguindo marcar o retorno para o médico, graças a Deus vocês conseguiram me ajudar! Um presente de Natal adiantado. Espero que não demore a cirurgia!”, comemorou a auxiliar de serviços gerais.
O Conexão Justiça vai acompanhar.
Confira a reportagem completa com mais detalhes deste caso:
Conexão Justiça
O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, comandado pelo jornalista Fernando Fully.
As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.
Para participar basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.
LEIA TAMBÉM:
>>VÍDEO | Confeiteira acha “pedras” dentro de caixas de leite condensado
>>Emprestou o nome para financiamento e a pessoa não pagou? Veja como resolver
>> VÍDEO | Aplicativo gratuito ajuda na luta contra abuso sexual infantojuvenil