Depois que o Conexão Justiça mostrou o caso da diarista Flávia Gonçalves dos Santos e da aposentada Eufrásia Gonçalves dos Santos, mãe e filha que pagaram por tratamentos dentários e há anos aguardam pela finalização do serviço, muitas pessoas enviaram mensagens para o quadro da TV Vitória/Record dizendo estar na mesma situação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Uma delas foi a auxiliar de serviços gerais Ediane de Souza Vieira que iniciou o tratamento em julho de 2022 (também na clínica Tooth Odontologia, franquia da Odonto Company, em Campo Grande, Cariacica) e pagou pouco mais de R$ 18 mil, sendo mais de R$ 7 mil financiados pelo cartão Odonto Company.
“Estou com pinos na parte superior e inferior da boca já tem muito tempo e eles só ficam me empurrando com a barriga, me enrolando pra entregar as próteses, e eu não devo eles! Já sofri até bullying por causa da minha aparência e até perdi um emprego pela falta dos dentes”, lamentou.
A jornalista Marcelle Altoé foi até o escritório do advogado Jefferson Gonzaga que explicou sobre os direitos dos consumidores em casos assim.
“Quando as pessoas procuram uma clínica para cuidar dos dentes, elas esperam que o tratamento seja finalizado em um prazo razoável. Essa situação que se fica postergando o tratamento é possível que se pleiteie na Justiça a rescisão do contrato, com a devolução do dinheiro pago, ou que o tratamento seja realizado, sob pena de multa”, explicou.
O advogado lembrou ainda que a prática pode ser considerada crime contra o consumidor e, por isso, cabe também o registro de um boletim de ocorrência na polícia civil.
Confira no vídeo abaixo a reportagem completa do Conexão Justiça com mais explicações sobre o que fazer em casos assim.
VÍDEO AQUI
O outro lado
Por meio de nota, a clínica Tooth Odontologia, Franquia da Odonto Company, em Campo Grande, Cariacica, confirmou que Flávia e Eufrásia contrataram os serviços de implante dentário em dezembro de 2020 e agosto de 2021, respectivamente.
Disse que Flávia realizou enxerto em fevereiro de 2021 e teve a moldagem definitiva do dente em dezembro do ano passado. Já dona Eufrásia, teve dentes extraídos em julho de 2022, prova com cera em janeiro do ano passado, e em fevereiro agora prova de ajustes.
Em relação à Ediana, informou que, na semana passada, ela fez a prova da prótese a ser confeccionada. Disse ainda que o serviço odontológico pode precisar de um prazo maior de acordo com a necessidade de cada paciente.
A clínica afirmou ainda que busca novo laboratório com melhor qualidade e mais agilidade na entrega dos produtos necessários aos serviços oferecidos.
Conexão Justiça
O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, comandado pelo jornalista Fernando Fully.
As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.
Para participar basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrams @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Pacientes pagam tratamento dentário e aguardam há anos para finalizar serviço
>>VÍDEO | Jovem com problemas mentais já tentou matar a mãe e o irmão
>>VÍDEO | Motoristas de aplicativo podem ter direito à carteira assinada