O Conexão Justiça desvendou um assunto que gera muitas dúvidas: salário-maternidade. Duas telespectadoras, uma da Serra e outra de Linhares, enviaram mensagens com várias perguntas. Como funciona o salário-maternidade? Quem tem direito? Qual o valor que a mulher recebe? Tem que pedir na empresa? Tem que ter contribuído para o INSS? Quanto tempo fica em casa com o neném?
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Marcelle Altoé entrevistou a advogada Aline Simonelli, especialista em direito previdenciário, e fez uma reportagem detalhada sobre o tema.
“Há vários critérios para ter direito ao salário-maternidade. As regras dependem se a mulher é funcionária de uma empresa, contribui por conta própria ou trabalha na agricultura familiar. O valor do benefício também muda de acordo com isso. Em regra, a licença-maternidade dura quatro meses, mas se a empresa fizer parte do Programa Empresa Cidadã, a mulher tem direito a mais 60 dias”, explicou a advogada.
“É importante lembrar que em alguns casos a gestante nem precisa ter contribuído para o INSS para ter direito ao salário-maternidade. E os homens também podem ter direito ao benefício”, destacou Marcelle Altoé.
Confira todos os detalhes sobre o assunto na reportagem do Conexão Justiça exibida nesta quarta-feira (27), no programa Cidade Alerta ES, da TV Vitória (Record).
Conexão Justiça
O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, comandado pelo jornalista Fernando Fully.
As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.
Para participar basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.
LEIA TAMBÉM:
>>VÍDEO | Mulher com cisto no pescoço precisa de cirurgia urgente
>>VÍDEO | Confeiteira acha “pedras” dentro de caixas de leite condensado
>>Emprestou o nome para financiamento e a pessoa não pagou? Veja como resolver