Geral

Conferências no sul do Estado vão discutir caminhos para cidades mais justas e inclusivas

Em Cachoeiro de Itapemirim o debate acontece nesta sexta-feira (1º) e em Marataízes, a conferência acontece na próxima terça-feira (5). As inscrições podem ser feitas no local

O evento vai definir as propostas que serão levadas para a etapa estadual da Conferência de Cidades Foto: ​Divulgação/PMCI

Com o tema: “A função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, a 6ª Conferência das Cidades, etapa municipal, será realizada em duas cidades do sul do Espírito Santo. Nesta sexta-feira (1º), o debate acontece em Cachoeiro de Itapemirim, e na próxima terça-feira (5) será a vez de Marataízes. Qualquer pessoa pode participar do evento e as inscrições serão feitas no locais.

Juntos, poder público e sociedade civil podem debater melhorias para Cachoeiro. O evento será realizado às 8h, no auditório da faculdade Multivix. Serão abordadas questões como o planejamento e ordenamento urbano, a participação dos cidadãos nos rumos da cidade, qualidade de vida e democratização do acesso aos bens e serviços públicos.

Ao final da programação, serão definidas propostas prioritárias para serem encaminhadas à conferência estadual, que vai acontecer em março de 2017, em Vitória. Além disso, serão eleitos delegados que vão representar Cachoeiro na capital.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cidinei Nunes, acredita que a participação da população é fundamental para a realização de um planejamento democrático para as cidades. “Esse evento fomenta a discussão da necessidade da aplicação, melhoria constante da política urbanística dos municípios e elabora propostas que serão discutidas nos níveis estadual e, talvez, nacional”, completa.

Marataízes

Já no município de Marataízes, o evento acontece na próxima terça-feira (5), a partir das 8h, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Durante o evento serão discutidas necessidades de espaços públicos como escolas, pronto atendimento de saúde, espaços para lazer, adequações e acessibilidade ao portador de deficiência, espaços turísticos e culturais e entre outros assuntos. “Essa é uma oportunidade dos munícipes discutirem as necessidades de nossa cidade para a execução pública das políticas” conclui a secretária de Assistência Social, Habitação e Trabalho de Marataízes, Vânia Mara.

Durante todo o dia a programação contará com palestras e apresentações culturais.