Peru, chester, tender e pernil são alguns dos mais tradicionais alimentos presentes na ceia de natal ou na noite de Ano Novo dos brasileiros. Mas é possível preparar uma mesa totalmente vegana, isto é, sem nenhum ingrediente de origem animal? O Folha Vitória conversou com especialistas e descobriu que sim.
Mas afinal, o que é ser vegano? Se você ainda tem dúvida, te explicamos: na dieta vegana, qualquer derivado animal é proibido, até mesmo o mel de abelha. E o veganismo não é apenas uma dieta, mas um estilo de vida. Com isso, selecionamos dez receitas deliciosas para utilizar na hora de celebrar.
Segundo a chef Clarisse Mendonça, do restaurante Chef Vegan, existe uma vasta possibilidade de alimentos veganos que podem ser utilizados em uma ceia. Entre os primordiais, a chef destaca a carne de jaca verde, legumes, verduras, cogumelos e palmito.
A chef destaca que preparar uma receita vegana em casa está cada vez mais fácil devido a oferta de ingredientes disponíveis no mercado. Com um cardápio especial voltado para o Natal, o restaurante pretende agradar ao paladar dos venganos e não veganos com pratos saborosos e nutritivos.
Entre os pratos destacados pela chef estão o quiche de milho verde fresco orgânico com bacon vegano e o chocotone.
Confira 10 receitas para as festas de fim de ano:
Salpicão Vegano
Ingredientes
100 g de tofu defumado ralado grosso
1/3 de cenoura média ralada grossa
5 azeitonas verdes picadas
5 azeitonas pretas picadas
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 cebolinha picada
2 rodelas grossas de glutadela picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de maionese vegetal
Sal e pimenta a gosto
Batata palha a gosto
Preparo
Junte a cenoura, as azeitonas, o pimentão, a cebola, a glutadela a salsinha e misture. Adicione o tofu defumado, a pimenta, o sal e misture, e por último adicione a maionese. Guarde na geladeira e adicione a batata palha só na hora de servir.
Espaguete de Pupunha
Ingredientes
Manjericão, orégano e pimenta
1 colher (sopa) de açúcar 1 e 1/2 cubos de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 unidade de cebola picada
1 kg de tomates maduros lavados sal a gosto
2 embalagens de espaguete de palmito pupunha (250 g cada)
Preparo
Bata os tomates no liquidificador com 1 xícara (chá) de água.Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente os tomates batidos, cubos de caldo, açúcar, manjericão, orégano e pimenta. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos até engrossar, mexendo de vez em quando. Cozinhe o espaguete com sal, al dente, uns 10 minutos.
Seitan ao Forno
Ingredientes
500g de farinha de trigo (ou mais ou menos quatro xícaras)
1 xícara e meia de água
Shoyu, cebola, alho, cebola e molho de tomate
Preparo do Seitan
Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água. Depois do molho, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água. Troque de água com frequência, já que a medida em que se mexe na massa, a água vai ficando branca, por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem do seitan esteja transparente. Demora um pouco, seja persistente, dará certo!
Preparo da receita
Cozinhe o seitan em panela de pressão com água e temperos por cerca de 20 minutos depois que a panela começa a apitar. Para o cozimento, use água, shoyu, cebola, alho, cebola e molho de tomate, tudo no olho, de forma com que a água cubra o seitan. Depois de cozido, armazene o seitan na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até na hora de usá-lo. Corte batatas em cubos e leve para cozinhar com água e sal, até que elas estejam macias. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas e o seitan. Leve ao forno médio até que as batatas e o seitan estejam dourados.
Patê de ervilha
Ingredientes
1 xícara de ervilha seca demolhada e cozida al dente
1 dente de alho pequeno
1 cebola pequena
½ xícara de castanha de caju, sem sal, demolhada e bem escorrida
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano coado
Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Preparo
Para demolhar a castanha de caju, coloque-a em uma tigela, cubra com água e deixe por, no mínimo, 8 horas. Passado esse tempo, escorra a castanha e descarte a água. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Sirva como patê em torradas ou como pasta no recheio de sanduíches.
Bolinho de grão-de-bico assado
Ingredientes
300 g de grão-de-bico
1 cebola roxa ralada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá rasa de sal
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Modele os bolinhos com as mãos e coloque em uma forma antiaderente (ou untada).Leve ao forno preaquecido por 20 minutos ou até dourar.
Tabule de Quinoa
Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa em grãos
1 tomate médio picado em cubos sem pele e sem sementes
1 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de sal
Preparo
Lave as sementes de quinoa sob água corrente, esfregando-as com a mão, até que tenha sido eliminado qualquer traço de um gosto amargo. Leve ao fogo médio uma panela pequena a quinoa com 2 xícaras (chá) de água filtrada. Deixe cozinhar por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até que a água seque. Coloque a quinoa em uma tigela e deixe esfriar. Misture todos os ingredientes restantes a quinoa, mexa bem e leve à geladeira. Minutos antes de servir tire o tabule da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente. Pode ser servido com pão sírio e coalhada seca.
Canelone Vegano
Ingredientes
1/2 xícaras de castanha de caju (deixar de molho por 3 horas)
2 colheres de sopa de levedura nutricional
1/2 xícara de água
Suco de 1 limão
1/2 colher de sopa de sal
1/2 colher de sopa de alho em pó
1 1/2 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1/2 xícara de manjericão picado
3 xícaras de espinafre
Molho de tomate para cobrir os canelones
Preparo
Coloque a abóbora para assar no forno durante 30 minutos. Espere esfriar e retire a polpa. Triture a castanha em um processador, rale o tofú e misture-os junto com a polpa de abóbora. Com uma faca, corte o palmito em lâminas finas. Pegue uma panela e ferva água. Assim que levantar fervura, coloque as lâminas para branquear. Deixe por alguns minutos até perceber que branqueou e em seguida, coloque as lâminas em uma bacia com gelo. Coloque as lâminas de palmito branqueadas intercaladas uma sobre a outra e acrescente o recheio. Enrole em formato de charuto, leve os canelone ao forno de 10 a 15 minutos a 180ºC. Finalize com um fio de azeite e ervas a seu gosto.
Receita de Farofa de Casca de Banana
Ingredientes
3 cascas de banana
1 xícara e 3/4 de farinha amarela de mandioca
Sal a gosto
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 maço de cebolinha
3 colheres (sopa) de azeite
Preparo
Lave bem as cascas das bananas, deixe de molho no vinagre e água sanitária por 10 minutos. Enquanto isso, pique o alho, a cebola e a cebolinha e reserve. Corte as cascas de banana em tiras bem finas e reserve. Doure o alho na panela com azeite e acrescente a cebola. Quando a cebola estiver transparente, adicione as cascas de banana. Mexa até as cascas ficarem escurecidas. Adicione o sal. O objetivo é fazer com que a fritura tire o sabor rançoso da casca. Após uns minutos fritando, o sabor original da casca vai se perdendo, então é hora de adicionar a farinha amarela, sempre mexendo. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha, mexa bem e sirva.
Maionese Vegana
Ingredientes
1 xícara de castanhas de caju
1 dente de alho
Água
Meio limão espremido
Sal a gosto
1/4 de xícara de azeite
Preparo
Coloque as castanhas em uma vasilha e cubra com água filtrada por 30 minutos. Escorra as castanhas e bata no liquidificador com um dente de alho. Forme uma pasta grossa, adicione água o suficiente para bater e processe até adquirir uma textura homogênea. Adicione o suco de limão, uma pitada de sal e o azeite e meia xícara de água. Bata até ficar homogêneo e com textura de maionese.
Pavê de Pêssegos
Ingredientes
3 xícaras (de chá) de leite de amêndoas (Veja a receita do leite de amêndoas aqui)
4 colheres (de sopa) de açúcar cristal ou demerara
1/4 de colher (de chá) de essência/extrato de baunilha (ou mais, se você preferir)
1/2 xícara (de chá) de água misturada com 4 colheres (de sopa) de amido de milho
1/2 de xícara (de chá) de leite de coco de vidrinho
1 lata de pêssegos em calda (cerca de 450g de peso drenado)
1 pacote de bolachas/biscoitos tipo maisena (existem veganas)
Preparo
Em uma panela em fogo médio, coloque o leite de amêndoas, o açúcar e a essência de baunilha. Misture e deixe ferver. Abaixe o fogo e adicione o amido de milho misturado na água, misture e deixe engrossar. Desligue e acrescente o leite de coco e misture. Reserve. Pique os pêssegos em calda em fatias finas, reserve também. Molhe bolachas maisena na calda do pêssegos e monte o pavê intercalando camadas de bolacha, creme e pêssego. Finalize com uma camada de creme para poder decorar.O rendimento dependerá da quantidade e tamanho das taças que você tiver e quantidade de ingredientes que colocar em cada uma. Mas esta receita serve em média 4 pessoas. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 8 horas antes de servir.