Dia 29 de junho é comemorado o dia de São Pedro, santo padroeiro dos pescadores e muito popular em todo o país. Em Vitória, a tradicional Festa de São Pedro comemora sua 90ª edição, com festa, música e a famosa procissão marítima.
Álvaro Martins, pescador aposentado e atual presidente da Colônia de Pescadores da Enseada do Suá, explica que a festa teve início antes mesmo da construção da Paróquia de São Pedro, situada no mesmo bairro. “A procissão marítima está completando 90 anos, ela começou junto com os primeiros imigrantes açorianos que chegaram a Vitória e trouxeram a tradição da procissão”, conta.
Para Álvaro, a comemoração não só reflete o sentimento de fé e gratidão dos pescadores, como também mantém viva a tradição e devoção passada de pai para filho. “A festa tem grande importância para nós. É uma manifestação de fé, de agradecimento e também oportunidade manter viva a nossa tradição. Todo ano a gente prepara tudo com muito carinho, pra ter uma festa bonita pro nosso padroeiro. Eu sou devoto de São Pedro desde que nasci, meu pai também era e me levava junto com ele todos os anos na procissão” conta.
O presidente da associação de pescadores conta que o capricho e dedicação dos devotos são recompensados com premiações para os barcos mais enfeitados. “A gente se prepara o ano todo pra fazer algo bem bonito para o nosso padroeiro. Então, nós criamos premiações para os dez barcos mais bonitos e enfeitados da procissão. O primeiro lugar ganha R$ 2.200,00 em dinheiro”, diz Álvaro.
Paralela à festa dos pescadores, a Paróquia de São Pedro também se prepara para comemorar o dia do santo, a Coordenadora de Liturgia, Melina Nunes, explica que a preparação para a festa toma conta de toda a comunidade. “Assim como os pescadores, nós também nos preparamos durante todo o ano para festejar o dia de São Pedro. A preparação é um grande momento de confraternização, expectativa e ansiedade. É a festa mais importante do ano pra nós, reunimos todas as pastorais pra celebrar nosso padroeiro com muita alegria. A comunidade celebra junto, é um momento de união, confraternização e também de rever amigos que já foram da paróquia mas ainda vêm participar da festa”, conta Melina.
No município de Anchieta, missas, quermesse, barraquinhas de pratos típicos, e procissões marcam as homenagens à São Pedro. A tradicional procissão marítima acontece nesta sexta, a partir das 15h. Na sequência, será realizada uma procissão terrestre, do cais até a Praça São Pedro, onde haverá uma missa campal.
Em Guarapari, os devotos começam os festejos nesta sexta-feira, às 5h, em uma Alvorada Festiva com a Corporação Musical Costa & Silva. O município também vai receber o grupo Molejo e a banda carioca The Fevers entre as atrações da Festa de São Pedro, que esse ano acontece na Rua Aristides Caramuru (Praça dos Golfinhos), em Muquiçaba.
Confira a Programação em Vitória
Paróquia São Pedro
Dia 29 de junho (sexta- feira)
19h – Missa e festa com barriquinhas de comidas típicas e música ao vivo
Dia 30 de junho (sábado)
18h – Missa e festa com barriquinhas de comidas típicas e música ao vivo
Dia 01 de julho (domingo)
8h – Missa solene com Dom Geraldo Lyrio
9h – Procissão Marítima
11h – Almoço típico: Moqueca Capixaba ou Bobó de Camarão. Valor de R$ 15,00 por prato.
Festa dos Pescadores, rua João Batista Parra, Enseada do Suá
Dia 30 de junho (sábado)
14h – Resenha Amigos do Vinil Vix
19h30 – Quadrilha
20h30 – Grupo de pagode Leq Samba
Dia 01 de julho (domingo)
9h – Procissão marítima
14h – Resenha Amigos do Vinil
19h30 – Bonde Forrozão
Confira a Programação em Anchieta
Dia 29 de junho (sexta- feira)
15h – Procissão Marítima
18h – Missa Campal- Praça São Pedro
20h30 – Quadrilha Infantil
21h30 – Show com Frei Zeca
23h30 – Show com Musical Prateado
Dia 30 de junho (sábado)
21h – Show com Forró Sem Vergonha
23h – Show Banda Tropical Brasil
Dia 01 de julho (domingo)
21h – Show com Andresso Forrozeiro
Confira a Programação em Guarapari
Dia 29 de junho (sexta- feira)
05h – Alvorada Festiva com a Corporação Musical Costa & Silva.
19h – Bruna Marvila e Banda
21h – Grupo Samba A Mais
23h – Molejo
Dia 30 de junho (sábado)
21h – Banda Prestígio
23h – The Fervers
19h às 22h – Tenda Musical: Voz e Violão