Em 2024, o Dia da Consciência Negra será comemorado, pela primeira vez, em todo o país. Nesta quarta-feira (20), também é celebrado o Dia Nacional de Zumbi, que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo.
A data, que já era considerada feriado em alguns estados e municípios, tornou-se feriado nacional em 2023, quando o Congresso aprovou a lei que transformou o dia em uma celebração para todo o país. Confira a programação do primeiro Dia Nacional da Consciência Negra:
Leia também:
>> Aquaviário terá mais viagens no Dia da Consciência Negra
>> Veja o que funciona e não funciona no Dia da Consciência Negra
>> Projeto Caiman resgata três jacarés em 24 horas na Grande Vitória
IV Festival de Cultura Negra
O Museu Capixaba do Negro (Mucane) receberá o IV Festival de Cultura Negra nesta quarta-feira (20), das 16h às 21h, no pátio/lanchonete.
Durante todo o mês de novembro, o público pode participar de uma programação no museu voltada à valorização e o reconhecimento da cultura afro-brasileira.
XVII Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra
O Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes), realiza a XVII Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra. A concentração será na Casa Porto das Artes Plásticas, antiga Capitania dos Portos, às 14h.
Haverá paradas na Praça Costa Pereira, e no Palácio Anchieta, onde a Marcha realizará um ato. O evento será encerrado no Mucane, onde acontecerão apresentações culturais.
Feijoada no Quilombo
A escola de samba Unidos da Piedade vai celebrar a data com o evento Feijoada no Quilombo a partir das 12h, na quadra da agremiação, com entrada gratuita e venda de feijoada no local. Segmentos da escola vão realizar a descida até o Bar da Zilda.
Dia de Aquilombar – Periferia é Quilombo
O Espaço Cultural Kasa Raiz, em Viana, realizará o evento Dia de Aquilombar, com o tem “Periferia é Quilombo”. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira, com música, slam, roda de conversa, cineclube, hip hop e culinária.
“O Dia de Aquilombar será um espaço de união, celebração e diálogo sobre a importância da ancestralidade para a construção do futuro, sendo uma oportunidade de reafirmarmos nossa identidade, valorizar nossa ancestralidade e construir, juntos, um futuro de igualdade e respeito”, afirmou o coordenador do evento, Erik Zibral.
Prefeitura da Serra realiza eventos e manifestações
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra realizará atividades no Sítio Histórico de Queimado, das 8h às 12h. O evento contará com apresentações de capoeira, congo, performances artísticas e um sarau.
Para facilitar a participação, três ônibus sairão da Igreja Matriz de Serra Sede rumo ao evento. Jovens do Centro Municipal das Juventudes (CJM) de Planalto Serrano, participarão XVII Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra.
Prefeitura de São Mateus terá ações para celebrar a data
A Prefeitura de São Mateus, em pareceria com o governo do Estado, promove ações para evidenciar a luta da sociedade contra o racismo, o preconceito, a discriminação e as desigualdades raciais. O evento acontece na Praça São Benedito.
Confira a programação:
08h00 – Associação de Capoeira Dendê
08h30 – Reis de Boi Mestre Valdenir
09h00 às 17h00 – Feira de Afroempreendedoras Neném Preta
09h00 – Solenidade da Transferência Simbólica da Capital para o Município de São Mateus.
10h00 – Abertura dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher
10h20 – Jongo São Cosme e Damião
11h00 – Entrega da premiação Benedito Meia Légua – Salão São Benedito
13h00 às 15h00 – Exposição fotográfica “Nosso Porto” (Iphan-ES)
15h00 – Show com a Banda Black Fox19h00 – Missa Afro na Igreja São Benedito