A mochila é um dos itens mais presentes na vida escolar da criança. Por isso, exige muita atenção na hora de ser comprada. Você sabia, por exemplo, que existem normas de tamanho, peso e modo de uso que devem ser seguidas para não oferecer nenhum risco à saúde da criança?
Jefferson Bassi, fisioterapeuta no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, não recomenda mochilas unilaterais, pois elas podem favorecer o aparecimento da escoliose, falamos sobre esse problema nesta matéria. Segundo ele, as mochilas com duas alças distribuem o peso de forma igual nos dois ombros. “As alças largas são mais indicadas também, devido à melhor distribuição da pressão na área de contato com o ombro”.
Sobre o tamanho, a mochila não deve ultrapassar a cintura da criança. Já com respeito ao peso, Jefferson afirma que ele não deve ser maior que 10% do peso do aluno. “Se tiver possibilidade de ter mochila de rodinhas é melhor, mas mesmo assim não é recomendado exceder o peso, pois a postura errada para carregar a mochila com peso excessivo pode ser prejudicial também. Vale sempre o bom senso e um calendário organizado da escola para ajudar os pais a colocarem na mochila somente os materiais necessários”, orienta o fisioterapeuta.
A mochila ideal
Confira mais algumas dicas importantes para a mochila ideal para seu filho:
– É importante que ela não possua muitos compartimentos, para evitar que a criança leve objetos desnecessários.
– Dê preferência aos modelos com duas alças.
– As alças devem ser ajustáveis, acolchoadas, de preferência com enchimentos de silicone.
– As rodinhas da mochila devem ser mais largas, para facilitar a locomoção. Também é importante observar se o trajeto até a escola é de fácil acesso para puxar a mochila ou se isso vai se tornar uma dificuldade para o aluno.
– A alça da mochila de rodinhas não deve obrigar a criança a se abaixar enquanto puxa a mochila.
– As bolsas de uso lateral não são recomendadas, pois não distribuírem o peso dos objetos de forma equilibrada.
– A mochila não deve ser maior que as costas da criança. É preciso medir isso antes de comprá-la.
– O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso do aluno.
– Oriente a criança a usar as duas alças da mochila.