Dos 26 pontos avaliados pela Prefeitura de Vitória na orla da capital, 18 estão liberados para banho, ou seja, a maioria das praias! Esse é o resultado da nova classificação de balneabilidade. A expectativa é que agora outros pontos classificados como impróprios, também sejam liberados.
O trabalho é feito semanalmente pela Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e publicado às quintas-feiras no site da Prefeitura de Vitória. Toda a Orla de Camburi está liberada para banho de mar. A exceção é o ponto 9, no Canal de Camburi (a 50 metros após o primeiro píer), que está interditado.
“O monitoramento de qualidade das águas se insere neste contexto como ferramenta de gestão indispensável, uma vez que é um importante indicador de sustentabilidade”, destaca o subsecretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho.
“Para que uma praia se torne própria para banho, as amostras de água têm que ser aprovadas em 80% dos testes em cinco medições seguidas. Por tal regramento, mesmo que os últimos laudos já estivessem apontando uma melhoria na qualidade da água, tivemos que manter o ponto marcado como impróprio até que o resultado positivo entre cinco amostras fosse atingido”, explica o subsecretário de Controle Ambiental, Dárcio Bracarense.
*Com informações da Prefeitura de Vitória