O fim de semana começou ensolarado! O dia bonito parece uma verdadeira tentação para os passeios, principalmente para os pets. Mas com a pandemia do novo coronavírus, é preciso tomar uma série de cuidados extras.
Além das mudanças no nosso comportamento, como reforçar a higienização das mãos e evitar aglomerações, é preciso tomar alguns cuidados com os nossos companheiros, os pets.
A médica veterinária Natália Loubach Corrêa, orienta para que as pessoas evitem passear com os bichinhos. Se o seu animal só faz as necessidades fora de casa, o passeio torna-se inevitável. Neste caso, a orientação é fazer trajetos curtos.
“Ao chegar em casa é preciso higienizar as patinhas com álcool 70%. O dono também deve evitar aglomerações e o manter o corte do pelo, pois os pelos muito longos podem armazenar vírus”, explica.
Adoção
Se você não tem um bichinho para lhe fazer companhia durante o isolamento social, pode começar a pensar em adotar. Em Vila Velha, por exemplo, alguns animais resgatados por maus-tratos estão esperando um dono. Desde janeiro, o Ibama resgatou 18 cães e 18 gatos no município.
A subsecretária de Meio Ambiente de Vila Velha, Marjorye Boldrini, lembra que os bichinhos são ótimos companheiros. “Eles podem ajudar as pessoas neste período de confinamento, para distrair e ajudar a passar o tempo”, comenta.
É preciso lembrar que, segundo os médicos, os pets não são infectados com o coronavírus, mas precisam ser preservados.
*Com informações do repórter da TV Vitória, Paulo Rogério.