Fazer uma graduação na área de negócios pode ser uma opção muito mais promissora do que a maioria dos jovens imagina. As áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia abrem portas para diferentes tipos de atuação no mercado de trabalho, como atuar no Mercado Financeiro, fazer Carreira Pública, ser Professor ou desenvolver seu Próprio Negócio.
“Na hora de pensar sobre a escolha de carreira, ainda é comum ver os jovens optando pelas profissões mais óbvias e conhecidas no mercado, como medicina, direito e engenharias. Mas, é importante que os jovens busquem informações e conheçam as diferentes possibilidades de carreiras, principalmente no que tange a área de negócios, que oferece uma rica diversidade de opções futuras de atuação no mercado”, ressalta o Doutor em Ciências Contábeis, professor e coordenador de graduação da faculdade FUCAPE, de Vitória, Aziz Beiruth.
Abaixo, alguns jovens dão depoimentos sobre suas trajetórias profissionais na área de negócios. Confira:
Mercado Financeiro
Nelson Saldanha – Sócio-fundador da Alphamar Investimentos. Atualmente, um dos responsáveis pelo departamento comercial da empresa.
“O mercado financeiro é altamente competitivo e focado em resultados. A área atua com serviços e produtos muito técnicos e de alta complexidade. As empresas competem no mercado local e mundial devido à facilidade de mobilidade de capitais e acesso à informação. Eu, particularmente, escolhi a área de graduação em economia e, por consequência, o mercado financeiro, porque, ao meu ver, é o que move o mundo moderno. Afinal, para ser bem-sucedido nessa área você precisa entender como indivíduos, empresas e governos funcionam, a forma como esses indivíduos e entidades tomam as suas decisões e os impactos de tais decisões na economia. A área requer um profissional com uma alta capacidade de raciocínio lógico e matemático, pois o mesmo precisa analisar as diversas atividades econômicas mundiais”.
Carreira Acadêmica
Jedson Pinto – Doutorando em Business Administration na University of North Carolina at Chapel Hill.
“A área acadêmica é responsável pela criação e propagação do conhecimento humano. Diariamente, pesquisadores afetam o mundo com suas descobertas, seja criando novas tecnologias ou entendendo o comportamento humano. Pessoalmente, optei pela área acadêmica em contabilidade devido à importância do mercado financeiro (e sua complexidade) no mundo de hoje. Contabilidade é a linguagem dos negócios, e negócios movem a economia. Pesquisas em contabilidade ajudam a descobrir fraudes empresariais, precificar empresas e prever possíveis falências e recessões econômicas, por exemplo. A área de pesquisa exige forte raciocínio lógico e matemático, visto que é necessário analisar grandes quantidades de dados. Alinhado a isso, a área acadêmica requer constante renovação e criatividade, devido às constantes mudanças das práticas empresarias e do mercado financeiro”.
Empreendedorismo
Villy Egidio Hoffman – Administrador proprietário da franquia Bioflora, de Vitória.
“Após ter concluído a minha graduação em Administração na FUCAPE, abri uma Indústria de telhas de concreto: a Teghovix. A empresa caminhou bem até 2014, quando veio a crise. Colocando em prática o pensamento de diversificar os negócios, atuar em uma área promissora e com a qual eu me identificasse, decidi abrir uma franquia de produtos naturais: a Bioflora. Ser empresário é uma atividade desafiadora. Porém, acredito que os desafios é que nos movem e motivam”.
Para os interessados em atuar na área de negócios, a faculdade FUCAPE Business School, localizada em Vitória, está com as inscrições abertas para o Vestibular 2017/1. A faculdade é a 6ª melhor do país e 1ª do Espírito Santo pela avaliação anual do MEC. Os cursos oferecidos são de Administração, Ciências Contábeis e Economia, e todos têm possibilidades de bolsas de estudos. Acesse e solicite mais informações: www.vestfucape.com