Geral

Conheça os benefícios do Jejum Intermitente com um cardápio para começar hoje mesmo!

o jejum é uma estratégia poderosa à favor da saúde e pode ser um ótimo aliado para quem está em busca de mais qualidade de vida.

Dinner plate with clock face on wooden table with fork an knife
Dinner plate with clock face on wooden table with fork an knife

O Jejum Intermitente é um dos temas mais discutidos na atualidade e o que muitos não sabem é que os benefícios de ficar algumas horas sem comer vão muito além do emagrecimento. De acordo com várias pesquisas científicas atuais, e também com o biologista celular, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina de 2016, Yoshinori Ohsumi, o jejum é uma estratégia poderosa à favor da saúde e pode ser um ótimo aliado para quem está em busca de mais qualidade de vida.

Segundo a nutricionista Estela Reginatto, o jejum redução o colesterol LDL, os triglicérides, glicose e resistência à insulina, que são fatores de risco para as doenças no coração, reduz a inflamação, que é uma das principais causas de doenças crônicas e diminui os riscos do desenvolvimento de diabetes do tipo 2. 

Na manhã desta terça-feira (15), ela participou de uma entrevista no jornal online Folha Vitória para tirar dúvidas e deixar dicas de como começar a fazer o Jejum Intermitente. 

COMO POSSO INICIAR O JEJUM INTERMITENTE?
A nutricionista Estela Reginatto sugere que para iniciar o JI, o paciente faça da seguinte forma: Realizar o jantar mais rico em gorduras boas (azeite de oliva) e carnes brancas (frango ou peixe) e verduras cruas e cozidas (abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, couve-flor, chuchu, repolho, vagem, palmito natural, taioba, vagem).

HOMENS: Iniciar o Jejum intermitente de 14 a 16 horas até duas vezes na semana (de 3 dias em 3 dias).
INICIO DO JEJUM: 20:00 horas com o término no dia seguinte às 10:00 ou 12:00 horas.

MULHERES: Iniciar o Jejum intermitente de 12 a 14 horas até duas vezes na semana (de 3 dias em 3 dias).
INICIO DO JEJUM: 20:00 horas com o término no dia seguinte às 8:00 ou 10:00 horas.

O QUE POSSO INGERIR NO PERÍODO DO JEJUM?
 – Água (muito importante o consumo de água para evitar a desidratação e a dor de cabeça que é comum nas primeiras semanas)
–  Café puro (sem exageros)
– Chá de Plantas secas (Sugestão: Camomila, Hortelã, Cavalinha)

Receitado Chá:
Ferva 1 litro de água e após ferver, apague o fogo e acrescente 2 colheres de sopa (2 gramas da planta seca) e deixe em infusão (tampado) por 20 minutos. Beba esta mistura em até 8 horas.

QUEM NÃO DEVE FAZER:
O jejum intermitente é desaconselhado para: Gestantes e Lactantes, Idosos e Crianças, Diabéticos e pessoas em uso de medicamentos controlados. O grupo de crianças e gestantes não existe indicação já que são grupos que estão em uma fase de “construção” do organismo e limitar o tempo de ingestão de alimentos pode trazer sérias consequências ao desenvolvimento da criança.

Já os idosos ou pessoas em uso de medicamentos controlados precisam de acompanhamento de médico e nutricionista.

CARDÁPIO SUGESTIVO PARA INICIAR O JEJUM INTERMITENTE:
BEBER BASTANTE ÁGUA E CHÁ (SEM ADOÇANTE) NA MANHÃ DO JEJUM

CAFÉ DA MANHÃ:
1 xícara de café puro (adoçante somente 100% Stevia ou Xylitol ou Eritritol);
Chá de Camomila ou Cavalinha ou Hortelã
Beber bastante água no período da manhã. Cerca de 1 litro.

LANCHE DA MANHÃ:
10:00 horas – (Se for este horário o fim do sei jejum)

Sugestão 1:
Vitamina Antioxidante: 1 iogurte natural (sem açúcar) + 1 xícara de morangos (ou 1 polpa de morangos) + 1 banana pequena + 2 cubos de gelo + 150 ml de água.

Sugestão 2:
1 a 2 ovos mexidos ou cozidos ou omelete com tomate e cebola e temperinhos frescos e sal. Pode untar com 1 fiozinho de óleo de coco ou azeite em fogo baixo.

ALMOÇO:
2 a 3 colheres de sopa de arroz + 1 concha pequena de feijão + Verduras: À VONTADE (abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, couve-flor, chuchu, repolho, vagem, palmito natural, taioba, vagem) + Carne: 1 pedaço médio (Prefira frango, peixes e prefira carnes vermelhas até 3x na semana) + 1 fio de azeite extra virgem

LANCHE DA TARDE:
Sugestão 1:
1 porção de fruta (1 maçã ou 1 goiaba ou 1 banana ou ½ unidade de mamão
pequeno ou 1 laranja + 1 unidade de iogurte natural (acrescente adoçante caso goste) + 1 colher de sopa de granola sem açúcar (para colocar no iogurte)

Sugestão 2:
100 gramas de Batata doce ou aipim ou inhame + 1 a 2 ovos inteiros mexidos ou cozidos

JANTAR (REALIZAR ESTA REFEIÇÃO ÁTE ÀS 20:00 HORAS E APÓS ESTE HORÁRIO INICIAR O JEJUM INTERMITENTE:

2 a 3 colheres de sopa de arroz+ 1 concha pequena de feijão + Verduras: À VONTADE (abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, couve-flor, chuchu, repolho, vagem, palmito natural, taioba, vagem) + Carne: 1 pedaço médio (Prefira frango, peixes e prefira carnes vermelhas até 3x na semana) + 1 fio de azeite extra virgem

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM?
– Diminuição de risco de câncer através da autofagia celular (as células promovem uma autolimpeza, onde elas digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas. Essas proteínas velhas podem levar ao surgimento de câncer quando acumuladas);
– Diminuição de riscos em desenvolver o Diabetes tipo 2;
– Diminuição da resistência à insulina (a sensibilidade à insulina melhora e os níveis de insulina no sangue caem dramaticamente);
– Emagrecimento;
– Redução da inflamação (Estudos demostram uma redução nos marcadores de inflamação, que é uma das principais causas de várias doenças crônicas)
– Protege o coração (O jejum reduz o colesterol LDL, os triglicérides, glicose e resistência à insulina, que são fatores de risco para doenças no coração)