Membros do conselho tutelar de Vitória, participaram nesta sexta-feira (06) de um encontro para discutir questões ligadas a violência. Os conselheiros também foram apresentados às redes municipais de saúde e assistência social que atuam no combate à violência contra crianças e adolescentes.
Nas palestras foram abordados os conceitos de violências, tipologias, legislações e dados epidemiológicos do município. A conselheira Laudinéia Gonçalves de Oliveira, explica que o acolhimento é fundamental no trabalho. “Atendemos famílias em situação de vulnerabilidade e de violência. Então, quanto mais acolhedor e qualificado for o nosso atendimento, melhor. Isso faz muita diferença”, destaca.
O secretário executivo dos Conselhos Tutelares de Vitória, Rodrigo de Souza Trindade, explicou que é preciso agilidade no atendimento do Conselho Tutelar. “É de fundamental importância que os conselheiros tenham pleno e total conhecimento do trabalho em rede que eles precisam prestar para a comunidade. Que o fluxo seja estabelecido da melhor forma possível. Que o atendimento ao munícipe aconteça também de uma forma mais ágil”, comentou.
O secretário afirmou ainda é importante que todos tenham a possibilidade de diálogo. O “Encontro Formativo sobre Violência” foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concav) em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Seme) e Saúde (Semus).