Geral

Conselho de Educação Física no ES quer aumentar fiscalizações e agilizar serviços

A criação do órgão no Espírito Santo também possibilitará a oferta de capacitação aos profissionais

Foto: Freepik

A criação do Conselho Regional de Educação Física no Espírito Santo (CREF-ES) foi aprovada, por unanimidade, pelo conselho federal que representa os profissionais na última sexta-feira (01). A instalação do órgão no Estado deve aumentar as ações de fiscalização, promover capacitação e agilizar outros serviços.

Antes da criação, os profissionais capixabas precisavam se dirigir ao Conselho Regional da Primeira Região, que atende também ao Rio de Janeiro. O membro da seccional CREF-ES, Michel Barra, explica que isso deixava o processo mais lento.

“A sociedade faz muitas denúncias, mas como ia para o Rio de Janeiro para só depois voltar, demorava para ser solucionado os problemas e a apuração das denúncias. Essa mudança vai ajudar a combater as irregularidades”, explicou. 

A separação, segundo Michel, vai possibilitar maior agilidade nas ações de fiscalização e capacitação, autonomia na realização de eventos e planejamento, além de melhorar o relacionamento com a sociedade.

“Estamos construindo com o Governo do Estado, os órgãos de vigilância, os procons e o Ministério Público ações para atender de forma mais ampla e assertiva as fiscalizações”. 

As capacitações serão realizadas em cerca de 20 municípios aos fins de semana. Além da população de maneira geral, que terá educadores físicos melhores preparados para atuarem nas escolas, academias e unidades de esporte, os profissionais da área também serão beneficiados.

“Vamos poder responder de forma direta e independente por todas as demandas apontadas pela sociedade e pelos profissionais. Conseguimos, por exemplo, incluir os profissionais de educação física no plano de vacinação contra a covid-19 como parte da área de saúde”, destacou.

O processo de emancipação já está em desenvolvimento há dois anos. A previsão é que ele seja concluído até outubro. A transição deve ser concluída ainda este ano. 

“Por conta da pandemia, em 2020, o grupo de trabalho focou na parte burocrática. Em 2021, realizados o estudo de viabilidade econômica, jurídica e técnica. Neste ano, realizamos a aprovação da emancipação, que deve ser concluída em outubro, e a transição segue até o fim do ano. Desde janeiro, já houve a separação das finanças do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As decisões já estão sendo tomadas por nós, mas algumas questões administrativas ainda precisam ser separadas”, explicou.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.