O incidente ocorrido dentro da ArcelorMittal, na unidade de Tubarão, na tarde do último domingo (17), foi gerado pela queda de um cabo para-raio sobre a rede de alta tensão.
A afirmação foi feita pela empresa em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória. O incidente causou um blackout (falta de energia) na Central Termelétrica. O forte barulho causado pelo blackout pareceu como o de uma explosão, e foi relatado por moradores de diversas regiões na Grande Vitória, que informaram até tremor em apartamentos e casas.
Leia também:
>> Forte barulho em usina da ArcelorMittal assusta moradores na Grande Vitória; veja vídeos
>> Veja vídeos e fotos no Complexo de Tubarão, após forte barulho neste domingo
>> Blackout: Iema diz que vai apurar a causa de incidente na ArcelorMittal
“A queda de energia foi causada pela queda de um cabo para-raio sobre a rede de alta tensão. O incidente gerou um barulho intenso, mas não resultou em vítimas ou danos ao meio ambiente”, diz a nota.
A empresa afirma ainda que o incidente gerou apenas interrupções operacionais, e que as atividades estão sendo retomadas com segurança.
A ArcelorMittal informa também que as chamas no complexo registradas em imagens que circulam nas redes sociais são de um sistema de segurança, denominado “bleeder”.
O artifício é projetado para realizar a queima controlada dos gases, em caso de falha no sistema. A empresa ressaltou que as causas do incidente estão sendo investigadas.
Em nota, o plantão de Atendimento a Acidentes Ambientais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) afirma que foi acionado pela empresa para atender o acidente e que a equipe do Iema estava no local acompanhando a situação.
O órgão está colhendo as informações para a elaboração de laudos e relatórios que possam esclarecer a situação.
Confira os vídeos do incidente:
Iema acompanha as causas do incidente
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou, em note, que esteve na unidade de Tubarão nesta segunda-feira (18), e que está acompanhando as causas do incidente.
Ainda em nota, o plantão de Atendimento a Acidentes Ambientais do Iema, afirma que foi acionado pela empresa para atender o acidente no último domingo (17), e que a equipe do Instituto estava no local acompanhando a situação. O órgão está colhendo as informações para a elaboração de laudos e relatórios que possam esclarecer a situação.
Veja a nota da ArcelorMittal na íntegra:
A ArcelorMittal, unidade Tubarão, informou que o evento de ontem, dia 17, na usina, foi causado por um blackout que afetou sua Central Termelétrica. A queda de energia foi causada pela queda de um cabo para-raio sobre a rede de alta tensão.
O incidente gerou um barulho intenso, mas não resultou em vítimas ou danos ao meio ambiente, ocorrendo apenas interrupções operacionais, e as atividades estão sendo retomadas com segurança.
A empresa destaca que, imediatamente após o ocorrido, todas as autoridades pertinentes foram notificadas, incluindo a visita feita pelo IEMA para realizar a inspeção.
Vale ressaltar que as imagens divulgadas nas mídias sociais, mostrando chamas em um dos processos, referem-se ao sistema de segurança denominado “bleeder,” um dispositivo projetado para realizar a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.
A ArcelorMittal reafirma que todas as medidas foram implementadas com foco na segurança das pessoas, na preservação do meio ambiente e na estabilidade dos processos. As causas do incidente estão sendo investigadas.