Um grupo de manifestantes iniciou uma passeata na Avenida Vitória, na capital capixaba. A manifestação, que teve início por volta de 14h30, desta segunda-feira (24), é organizada pelos estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e apoiada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção do Instituto Federal do Espírito Santo (Sinasefe Seção Ifes), que convocou todos os trabalhadores para o protesto contra a PEC 241 e a MP do Ensino Médio.
Os manifestantes se reuniram na praça do bairro Jucutuquara e seguem com destino ao Palácio Anchieta, localizado no Centro de Vitória, onde haverá um ‘aulão’ sobre PEC 241, ministrado por um professor do Ifes. De acordo com a Central de Videomonitoramento de Vitória, a manifestação é acompanhada pela Polícia Militar (PM).
Veja a situação do trânsito em tempo real!
Paralisação
Nesta segunda-feira também é dia de Paralisação Geral, aprovada em assembleia geral dos trabalhadores dos campi do Ifes, realizada na última quarta-feira (19). Foi deliberado, ainda, apoio à manifestação realizada pelos alunos, por meio do Conselho de Entidades Estudantis do Ifes, que já ocuparam os campi de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim contra as medidas do Governo Federal, com foco na PEC 241 e na MP do Ensino Médio.
PEC 241
A PEC do teto de gastos tem o objetivo de limitar o crescimento das despesas do governo. A medida fixa um limite anual de despesas para Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União e visa reequilibrar as contas públicas nos próximos anos e impedir que a dívida do setor aumente.
MP do Ensino Médio
A Medida Provisória 746, que reestrutura o currículo do ensino médio do País. Essa medida defende que apenas as disciplinas de Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias durante os três anos do ensino médio. As demais matérias passam a ser optativas da metade para o fim da etapa, a depender da área de conhecimento que o aluno decidir seguir, entre cinco possibilidades: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional.
Confira a notícia: