O convite é a primeira impressão que o convidado terá do casamento, a porta de entrada do evento e a primeira dica sobre como será o estilo da celebração e, consequentemente, como as pessoas deverão se vestir para a ocasião. Por isso, um convite de casamento, além de bonito, precisa ser informativo!
Para começar, ele deve conter, obrigatoriamente, os nomes dos noivos, data, horário e local da cerimônia e recepção. Essas informações devem ser divulgadas com antecedência, de preferência entre 45 e 60 dias antes do evento. Portanto, o ideal é que esses preparativos comecem cerca de seis meses antes da data prevista para dar tempo de corrigir problemas de impressão ou alterar algum detalhe.
Escrito a mão
Se os noivos optaram por um calígrafo, é preciso antecipar mais ainda o processo e entregar os convites a ele com, pelo menos, três meses antes da data marcada para a cerimônia. Também é importante mandar para o calígrafo 15% a mais de envelopes, erros acontecem e podem gerar dor de cabeça se acontecer algum deslize.
Dentro e fora do convite
O que escrever na parte externa do convite causa dúvidas para muitos noivos. Por isso, algumas dicas se tornaram básicas e gerais. Se o casal não conhece o cônjuge nem os filhos de algum convidado, o melhor é dedicar ao “Sr. ou Sra. Nome do convidado e Família”.
Essa regra já não vale para amigos próximos. Nesse caso, o ideal é perguntar o nome da pessoa para incluir no convite. Filhos casados de convidados, seus tios e parentes próximos são outras famílias e, por isso, precisam de convites individuais.
Sobre os nomes dos pais, não são mais obrigatórios nos convites, mas indicados para casais que queiram homenageá-los. O cabeçalho pode ser apenas “Noiva (nome) e noivo (nome) convidam”.
Não há regras para o texto no interior do convite. Mas ele deve estar de acordo com o tipo de cerimônia – casual ou tradicional –, e, especialmente, com o estilo dos noivos: religiosos, despojados ou modernos.
Responda, por favor!
O RSVP, abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda, por favor”, é a forma mais utilizada para confirmar a presença dos convidados. Através dele, os noivos pedem a confirmação de sua presença e conseguem um planejamento melhor do número total de pessoas no evento.
A cerimonialista Danielly Simmer explica como ele funciona. “Ele é disponibilizado em um site ou através de um número de telefone para que a pessoa entre em contato e confirme sua presença. Tem mais chance de dar certo quando a assessora entra em contato com os convidados. Já não soa bem se os noivos ou os pais fizerem”, alerta Danielly.